É MELHOR TROCAR A EMBREAGEM OU TODO O KIT DE EMBREAGEM?

Uma vez que você sabe quanto custa substituir a embreagem de um carro, muitas pessoas não têm certeza se vale a pena substituir todo o kit de embreagem ou apenas a placa da embreagem.

A resposta teórica seria “depende”, a resposta prática “todo o kit”.

Vamos explicar melhor: é verdade que basta trocar os componentes desgastados para garantir o correto funcionamento do kit de embreagem.

No entanto, também é verdade que, uma vez que você chega à embreagem, que muitas vezes é uma parte inacessível do motor, você pode trocar tudo e evitar ter que fazer o trabalho novamente depois de alguns anos .

O principal item de custo na substituição da embreagem é a jornada de trabalho do mecânico. O kit de embreagem costuma custar 100 euros a mais que o disco único, mas, comparado às centenas de euros de mão de obra, certamente parece um bom investimento. Diz a equipe Rs embreagem. 

QUANTO CUSTA VOCÊ MESMO TROCAR A EMBREAGEM DO CARRO?

Depois de determinar quanto custa trocar a embreagem do carro, muitos motoristas imediatamente procuram maneiras de economizar dinheiro e reduzir o custo da substituição da embreagem. Uma maneira que muitas vezes vem à mente é substituir a embreagem em sua garagem.

Ao contrário de outras operações que, com o conhecimento mecânico adequado, podem ser feitas com apenas algumas ferramentas em uma garagem doméstica, a substituição da embreagem é uma operação demorada e complexa . Só chegar à embreagem requer várias horas de trabalho e uma quantidade considerável de preparação mecânica. Estas horas-homem são multiplicadas se a pessoa que faz o trabalho não tiver uma garagem equipada com todas as diferentes ferramentas e instrumentos para operar de forma rápida e confortável.

Além disso, se você não tiver experiência com outras mudanças de embreagem, um iniciante não poderá fazer nada além de prejudicar. Além de perder tempo, outras partes do carro podem ser danificadas se você errar na remontagem das peças.

Portanto, nosso conselho é deixar o DIY para um mecânico capaz e honesto que realiza trocas de embreagem profissionalmente.

O QUE SÃO INJETORES?

Os injetores são dispositivos de formato cilíndrico cuja função é transferir o combustível do tanque para o motor , atomizando-o corretamente para uma combustão ideal.

A bomba de combustível extrai o combustível do tanque e o transporta através de tubos específicos para o sistema de combustível do motor. No final deste sistema, os injetores entram em ação. Os injetores devem pulverizar o combustível na pressão certa e na quantidade certa para que os cilindros sejam alimentados perfeitamente e o carro se mova.

Os injetores podem pulverizar o combustível atomizado diretamente na câmara de combustão (o próprio cilindro) ou no duto de admissão do motor ou na câmara auxiliar. A configuração exata varia de modelo para modelo, dependendo dos requisitos de projeto dos engenheiros.

Existem vários tipos de injetores que podem ser eletrônicos, mecânicos ou injetores de bomba. Novamente, o tipo varia de modelo para modelo, mas o papel que desempenham é sempre o mesmo. É por isso que a limpeza dos injetores continua sendo fundamental para qualquer carro, seja um pequeno citadino ou um veículo off-road de 3 toneladas.

Os injetores possuem um pequeno filtro dentro deles para reter as impurezas presentes nos combustíveis modernos. No entanto, esses filtros tendem a se sujar com o tempo e com o aumento da quilometragem, tornando os injetores menos eficientes na atomização do combustível.

Embora a limpeza dos injetores seja essencial tanto para gasolina quanto para diesel, o diesel tende a sujar os injetores muito mais rapidamente. Veremos em detalhes abaixo por que os carros a diesel exigem mais limpeza dos injetores a diesel.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

POR QUE A LIMPEZA DO INJETOR É NECESSÁRIA?

Os carros modernos exigem um fornecimento de motor muito preciso e consistente , há pouco espaço para erros. É por isso que os injetores precisam extrair e pulverizar combustível na quantidade certa e na pressão certa.

No entanto, o combustível que compramos quando reabastecemos é muitas vezes “sujo ” devido à presença de água e areia . Lembre-se que o petróleo é extraído do subsolo usando água e areia. Portanto, é normal que uma pequena quantidade dessas substâncias, apesar do processo de refino, permaneça na gasolina.

Os resíduos de areia tendem a entupir e obstruir parcialmente os bicos dos injetores, enquanto a água causa oxidação e ferrugem nos componentes metálicos dos injetores. A limpeza dos injetores, portanto, torna-se essencial para que esses componentes voltem às condições normais de operação.

QUANDO OS INJETORES DEVEM SER LIMPOS?

A limpeza dos injetores é uma atividade de manutenção que deve ser realizada não com regularidade, mas de acordo com o número de quilômetros percorridos ou se houver sintomas de sujeira nos injetores.

Em termos de quilometragem, a limpeza dos injetores deve ser realizada a cada 20/25 mil quilômetros , o que, lembre-se, também coincide com o intervalo de tempo entre os cupons. Não é coincidência que a limpeza do injetor seja frequentemente incluída entre as atividades de verificação de um cupom completo.

A limpeza do injetor do carro também se torna necessária se um ou mais dos seguintes sintomas de injetores do carro sujos estiverem presentes:

  • Observa-se um aumento no consumo de combustível em relação aos parâmetros normais.
  • desempenho do carro diminuiu
  • motor tende a parar em baixas rotações.
  • Os gases de escape são pretos e muito mais líquidos do que o normal.
  • É difícil ligar o carro
  • Em baixas rotações do motor, o motor tende a desligar.

Apesar desses sintomas, medidores de injetores de combustível sujos podem esconder outros problemas , talvez relacionados a uma bateria de carro ou alternador de carro com defeito ou descarregada.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

COM QUE FREQUÊNCIA VOCÊ LIMPA OS INJETORES?

A limpeza dos injetores dos carros deve ser feita a cada 20 a 25 mil quilômetros para a maioria dos carros. Em alguns casos, no entanto, a limpeza do injetor torna-se necessária mesmo após apenas 10.000 km desde a última verificação.

Isso acontece porque os carros modernos tendem a ter injetores muito complexos com tolerâncias muito finas . Há pouco espaço no qual a sujeira pode se acumular e, portanto, apenas uma quantidade mínima de ferrugem, corrosão ou poeira é necessária para bloquear o bom funcionamento de um ou mais injetores.

Portanto, não se surpreenda se, apesar do seu carro ser moderno e totalmente funcional, a limpeza dos injetores for uma atividade realizada com mais frequência do que nos modelos mais antigos.

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/trocar-o-pneu-facil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *