O que um bombeiro faz?

Os bombeiros realizam um serviço público vital no qual as pessoas raramente pensam até que surja uma emergência. Além de desastres naturais generalizados, os bombeiros respondem a emergências em suas comunidades.

Os bombeiros respondem a incêndios e outras emergências, como acidentes de trânsito, emergências médicas e desastres naturais. Você dirige carros de bombeiros e outros veículos de resposta a emergências. Uma vez lá, eles usam os equipamentos dos veículos e seu pessoal para resolver a situação. Quer saber mais sobre ? Acesse https://www.maconsultoria.com/

Os bombeiros trabalham ao lado de paramédicos, paramédicos, policiais e pessoal de gerenciamento de emergências, dependendo do incidente. Por exemplo, no caso de um desabamento de um prédio, os bombeiros devem retirar as pessoas do prédio desmoronado, os paramédicos e os paramédicos atendem os feridos e os policiais garantem que os cidadãos não se aproximem muito do prédio e desviem o tráfego.

Os bombeiros também podem tratar lesões, pois a maioria dos bombeiros também são paramédicos certificados. Salvar vidas e propriedades é a parte perigosa e glamorosa do trabalho, mas também há outros aspectos importantes.

Depois que uma situação de emergência se estabiliza, os bombeiros escrevem relatórios sobre ela. Esses relatórios mantêm os chefes de departamento informados e ajudam os bombeiros a avaliar o que correu bem e o que poderia ter corrido melhor.

Para que os caminhões se movam o mais rápido possível após o alarme de incêndio disparar, os bombeiros rotineiramente limpam e inspecionam seus equipamentos. Problemas mecânicos e avarias são evitados ao máximo para que não ocorram durante uma emergência.

Os bombeiros realizam exercícios e participam de treinamentos para manter suas mentes e corpos em ótimas condições para combater incêndios, combater e lidar com outras emergências. Eles também compartilham esse conhecimento com o público por meio de palestras e demonstrações públicas.

Deveres e responsabilidades do bombeiro

Este trabalho exige que os candidatos sejam capazes de desempenhar funções que incluem:

  • Dirigir um caminhão de bombeiros e outros veículos de emergência
  • Usando mangueiras de água, bombas de água e extintores de incêndio
  • Localizar e resgatar vítimas em situações de emergência, por exemplo B. em edifícios em chamas
  • Cuidar de os doentes ou feridos
  • Limpeza e manutenção de veículos de combate a incêndio e equipamentos de combate a incêndio
  • Realização de vários exercícios e participação em treinamento físico contínuo

Os bombeiros também devem ser capazes de agir rapidamente sob pressão, conectando mangueiras a hidrantes, operando bombas para alimentar mangueiras de água, subindo escadas e usando ferramentas especiais para romper detritos que caem para resgatar vítimas. Os bombeiros podem se especializar no trabalho com materiais perigosos ou ter treinamento específico para combater incêndios florestais usando equipamentos pesados ​​e outros métodos como B. Escavação de linhas de fogo.

Educação, Treinamento e Certificação

Para a maioria dos bombeiros, um diploma do ensino médio é suficiente. No entanto, um diploma universitário ajuda os candidatos a avançar para cargos de capitão de bombeiros, e os bombeiros precisam ter certas licenças e certificações.

  • Faculdade: Um diploma de associado ou bacharel pode dar a alguém uma vantagem inicial no processo de contratação, mas geralmente não é necessário um diploma.
  • Carteira de habilitação: Normalmente é necessária uma carteira de habilitação normal. Uma vez contratados, os bombeiros devem obter as licenças e averbamentos necessários para conduzir um caminhão de bombeiros e outros veículos de emergência.
  • Certificações: a certificação EMT é necessária, mas alguns departamentos permitem que novos contratados obtenham essa certificação como parte do novo programa geral de treinamento de bombeiros. Esses programas são física e mentalmente intensos.
  • Treinamento: Como o programa de treinamento para novos contratados é muito rigoroso, os bombeiros não precisam de experiência para serem contratados. Não haveria nenhuma maneira prática para alguém ganhar experiência, se necessário. O serviço de bombeiros é um trabalho tão único que o treinamento só deve ocorrer quando uma posição é garantida. Além de treinar novos funcionários, os bombeiros recebem treinamento regular em gerenciamento de emergências e as mais recentes técnicas e tecnologias de combate a incêndio.
  • Base Voluntária: Servir como bombeiro voluntário pode ajudar alguém a conseguir um emprego em tempo integral, mas o voluntariado pode ser impraticável, dadas as outras demandas de alguém no meio da carreira tentando mudar de emprego. Muitos corpos de bombeiros em pequenas cidades e áreas não incorporadas têm apenas bombeiros voluntários. Eles simplesmente não podem se dar ao luxo de contratar bombeiros profissionais. Quer saber mais sobre o curso para se tomar um bombeiro ! Confira aqui https://www.maconsultoria.com/
Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Habilidades e Competências do Bombeiro

Além da educação e habilidades práticas, os bombeiros devem possuir outras habilidades de maior qualidade para serem bem sucedidos no trabalho. Essas habilidades incluem:

  • Comunicação: Os bombeiros devem ser capazes de se comunicar de forma clara e eficiente sob condições estressantes e de emergência.
  • Resistência e força física: Os bombeiros podem precisar mover detritos, transportar e transportar equipamentos pesados ​​ou ajudar vítimas que não conseguem andar. Eles também podem ter que lidar com uma carga de trabalho pesada por longos períodos de tempo.
  • Coragem: Um trabalho de bombeiro envolve muitas situações perigosas, como: B. Entrar em prédios ou casas em chamas.
  • Compaixão: Além de outras formas de apoio, os bombeiros devem ser capazes e dispostos a prestar apoio emocional às vítimas.
  • Habilidades de decisão: Os bombeiros enfrentam situações de vida ou morte e devem ser capazes de tomar decisões rápidas.

Perspectivas de emprego

De acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA, as perspectivas para os bombeiros na próxima década são médias em comparação com outras ocupações e indústrias, impulsionadas por materiais e códigos de construção aprimorados que reduziram incêndios, compensados ​​por vagas de emprego. porque as pessoas estão deixando seus empregos.

Prevê-se que o emprego cresça cerca de 7 na próxima década, em linha com o crescimento médio projetado para todas as ocupações entre 2016 e 2026. O crescimento para outras profissões de combate a incêndios e prevenção deverá aumentar à mesma taxa, que é de 7 por cento nos próximos década.

Essas taxas de crescimento se comparam ao crescimento projetado de 7 para todas as ocupações. As perspectivas de carreira permanecem estáveis, embora os bombeiros voluntários preencham algumas das posições disponíveis. Aqueles com treinamento paramédico e treinamento de bombeiro pós-secundário têm melhores oportunidades de emprego.

Ambiente de Trabalho

A maioria dos bombeiros trabalha para agências governamentais locais. Uma porcentagem muito pequena trabalha para agências federais ou estaduais. Os bombeiros trabalham em condições muito difíceis e têm uma das maiores taxas de doenças e lesões de qualquer profissão. Eles devem usar equipamentos de proteção pesados ​​ao responder a emergências e podem superaquecer

Horário de Trabalho

Os bombeiros não trabalham um dia normal de oito horas. Eles normalmente trabalham 24 horas seguidas, seguidas por 24, 48 ou 72 horas de folga. Eles também podem dividir seu tempo entre turnos diurnos de 10 horas e turnos noturnos de 14 horas.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *