Estabeleça uma nova empresa offshore no Panamá ou compre uma existente

Nossos clientes costumam fazer as duas perguntas a seguir: Seria uma boa ideia abrir uma empresa offshore no Panamá? e Qual é o melhor país onde posso incorporar uma empresa offshore?

No entanto, para poder responder a essas perguntas de forma coerente, precisamos conhecer seus objetivos ao incorporar uma empresa offshore e o tipo de negócio em que você deseja se envolver. Existem outros fatores importantes.

Muito também depende do seu país de cidadania. Pessoas de diferentes nacionalidades são tratadas de forma diferente em algumas jurisdições offshore. Quer saber mais sobre empresa offshore, acesse https://contaoffshore.com.br/

Portanto, é aconselhável consultar um consultor profissional que o ajudará a determinar a estrutura de sua futura empresa e escolher a melhor jurisdição.

As vantagens de registrar uma empresa offshore no Panamá

Abrir uma empresa no Panamá é questão de poucos dias. Os procedimentos são bastante simples e o custo é mais barato que a maioria dos outros países do mundo. Além disso, os custos anuais de manutenção da empresa também não serão altos.

Uma empresa offshore no Panamá pode se tornar um mecanismo de proteção de ativos ideal para você. A partir de hoje, tanto o IVA quanto o imposto de renda são mais baixos no Panamá do que em qualquer outro país da região da América Latina.

Além disso, os investidores da América do Norte e da Europa são atraídos para o Panamá por causa de seu clima quente e da grande variedade de programas de imigração que permitem obter residência permanente no Panamá. As seguintes características que o Panamá possui também são importantes para os investidores estrangeiros:

  • O Panamá é um país multicultural e está bem no centro das transações financeiras entre as duas Américas.
  • A língua oficial do país é o espanhol, mas o inglês é amplamente falado, principalmente no meio empresarial.
    O Panamá está constantemente desenvolvendo seu setor financeiro e sua infraestrutura.
    Não há restrições ao capital investido ou desinvestido no país.

Legislação societária no Panamá

As corporações offshore no Panamá são regidas pela Lei das Sociedades Anônimas de 1927, nº 32. Este estatuto foi emprestado da legislação do estado americano de Delaware, que promulgou um estatuto semelhante em 1926.

Ao contrário das leis de algumas outras jurisdições, as leis panamenhas não não diferenciam empresas nacionais e estrangeiras. Todas as empresas do país pagam apenas impostos sobre os rendimentos das atividades comerciais realizadas no território do Panamá.

Prazos de registro de empresas no Panamá

É possível abrir uma empresa no Panamá dentro de um a três dias úteis. O status de cidadania dos acionistas e diretores da empresa não desempenha nenhum papel no registro da empresa no Panamá.

A estrutura societária da empresa registrada no Panamá

  • Você pode criar uma International Business Company (IBC) no Panamá, o que requer pelo menos três pessoas em sua equipe. Eles terão que ocupar os cargos de Presidente, Tesoureiro e Secretário da empresa. Todos esses cargos podem ser ocupados por pessoas físicas ou jurídicas.
  • Não há requisitos no Panamá quanto aos locais de residência nem nacionalidade dos proprietários e diretores da empresa.
  • A empresa pode ser registrada em nome de uma pessoa física, de um grupo de pessoas ou em nome de uma pessoa jurídica estrangeira.
  • Uma única pessoa pode ser acionista da empresa e simultaneamente seu diretor.

Confidencialidade da propriedade da empresa no Panamá

Ao registrar uma empresa no Panamá, você obtém o mais alto nível de confidencialidade possível como proprietário da empresa. Ao mesmo tempo, é fácil realizar operações comerciais por meio da empresa sediada no Panamá e mantê-la em funcionamento também não é problemática.

Desde 20 de março de 2020, quando a nova lei de Registro de Proprietários de Empresas Beneficiárias entrou em vigor, os nomes dos UBOs da empresa devem ser divulgados ao Registrador. O Registro, no entanto, é fechado ao público e apenas funcionários do governo autorizados podem ter acesso às informações que ele contém.

O Registro Público terá os nomes dos funcionários da empresa apenas enquanto os nomes dos UBOs verdadeiros não precisam ser fornecidos. As leis do Panamá permitem a contratação de acionistas e diretores indicados, o que ajuda a ocultar a identidade do verdadeiro proprietário da empresa.

Também existem leis rígidas no Panamá sobre a não divulgação de informações financeiras e corporativas privadas. As violações dessas leis acarretam multas pesadas e podem até levar à prisão.

Estrutura de capital da corporação panamenha

  • Não há exigências quanto ao capital registrado da empresa no Panamá, mas tradicionalmente, a maioria das empresas registra US$ 10.000 como o capital social da empresa e o divide em 10.000 ações com o preço nominal de US$ 1 cada.
  • Os proprietários da empresa não precisam realmente colocar o capital registrado no banco – basta declarar o valor do capital de afretamento.
  • As ações devem ser registradas e podem ter ou não um valor nominal.
  • No mínimo uma ação da empresa deve ser emitida.
  • A emissão de ações ao portador é possível no Panamá, mas elas devem ser ‘fixas’, isto é, mantidas com um funcionário público autorizado (ou órgão estatal).
  • Não há restrições à negociação das ações de uma empresa registrada no Panamá.

Tributação no Panamá

O governo do país não exige que as empresas registradas no Panamá relatem suas operações comerciais offshore. Os ativos corporativos da empresa panamenha, incluindo o capital da empresa, podem ser mantidos no exterior.

As empresas panamenhas que fazem negócios fora das fronteiras geográficas do Panamá não são tributadas sobre os rendimentos provenientes do exterior e nem devem reportar esses rendimentos às autoridades fiscais do país (este é o chamado ‘princípio de tributação territorial’).

  • Somente as empresas que obtêm lucros de atividades comerciais que realizam dentro do Panamá devem apresentar as declarações fiscais, os balanços, as demonstrações de lucros e perdas e pagar os impostos.
  • Uma empresa offshore registrada no Panamá não pode deixar de pagar apenas um ‘imposto’.
Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Escrituração e relatórios financeiros no Panamá

  • Não há relatórios financeiros nem obrigações de auditoria para empresas panamenhas não residentes.
  • A empresa deve manter os registros contábeis (em espanhol) que refletirão a natureza dos negócios com ações e ativos da empresa. Eles não precisam ser arquivados nas autoridades, mas devem ser mantidos com um agente registrado por cinco anos.
  • De acordo com o Código Comercial do Panamá, as informações da transação devem ser inseridas no livro-razão.
  • Uma corporação registrada no Panamá deverá ter um Registro de Acionistas. Quer saber mais sobre como empresas de offshore! Confira aqui https://contaoffshore.com.br/

Acionistas de empresas panamenhas e reuniões do Conselho de Administração

  • Uma sociedade anônima registrada no Panamá realizará regularmente reuniões de acionistas e do Conselho de Administração. As convocações das assembleias deverão ser assinadas pelo Presidente da empresa ou outros diretores autorizados e enviadas previamente aos acionistas/conselheiros. As notificações deverão conter as informações sobre o horário da reunião, seus objetivos e agenda.
  • As assembleias de acionistas não precisam ser realizadas no Panamá: elas podem ser realizadas em qualquer lugar do mundo se o Estatuto Social permitir. Também é possível realizar as reuniões pelo telefone ou pela Internet por meio de um aplicativo de videoconferência.

Fazendo negócios através da corporação registrada no Panamá

  • Uma corporação registrada no Panamá é livre para se envolver em qualquer negócio e/ou fazer qualquer investimento em qualquer lugar do mundo.
  • As operações comerciais internacionais não exigem a obtenção de licenças nem autorizações.
  • No entanto, as empresas estrangeiras registradas no Panamá não podem prestar serviços bancários, seguros ou fiduciários sem obter uma licença para tais atividades comerciais do governo panamenho.
  • A empresa sediada no Panamá é livre para fazer negócios no exterior ou dentro do país, mas, neste último caso, torna-se tributável no Panamá.

Nome da empresa

Ao selecionar o nome da sua empresa panamenha, você deve ter em mente que o uso de algumas palavras no nome da empresa é proibido no Panamá. Isso porque essas palavras podem enganar o público quando fazem parte do nome oficial da empresa. Somente se você obtiver a licença necessária, poderá usar as seguintes palavras no nome de sua empresa registrada no Panamá:

  • Edifício, Poupança, Seguros, Sociedade, Banco, Seguros, Gestão de Fundos, Resseguros, Sociedade Fiduciária, Fundo de Investimento, Sociedade Fiduciária ou seus equivalentes em outras línguas nacionais.

Todos os nomes de empresas devem ter as seguintes palavras no final:

  • Corporation, ou Incorporated, ou Limited, ou Sociedad Anonima ou suas abreviaturas como «Corp», «Inc», «Ltd» ou «SA».

O pacote de documentos corporativos para um IBC registrado no Panamá

  • Certidão de registro de empresa.
  • Uma tradução do certificado de registro da empresa para o inglês.
  • Certificado de regularidade.
  • Resolução de emissão de ações.
  • Compartilhar certificados).
  • Contrato de prestação de serviços contábeis.
  • Cadastro de acionistas.
  • Certificado de Incumbência.

Também são necessários os seguintes documentos adicionais:

  • Comprovante de Pagamento do Imposto Estadual.
  • Acordo com um Agente Registrado no Panamá.
  • Domicílio legal da empresa no Panamá.

O pacote de documentos corporativos será entregue a você em qualquer lugar do mundo, desde que você pague a taxa do serviço de entrega.

Fonte:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *