Com que frequência você deve ir ao dentista?

Com que frequência você deve consultar um dentista? A resposta não é tão simples quanto você imagina e pode depender de suas circunstâncias individuais e fatores de risco.

Alguns dentistas recomendam que você faça um check-up e faça uma limpeza a cada seis meses, enquanto outras clínicas podem agendar consultas anuais. Se você tem um problema de saúde bucal contínuo, seu dentista pode sugerir visitas mais frequentes.

De fato, atualmente não há diretrizes australianas ou da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a frequência de visitas ao dentista. Quer saber mais sobre ? Acesse https://dentistasembh.com.br/

Todas as pessoas têm necessidades de saúde oral e níveis de risco diferentes, o que deve refletir-se na frequência dos check-ups. Converse com seu profissional de saúde bucal sobre seu nível de risco e com que freqüência você precisa visitar para um exame de saúde bucal.

Por que os check-ups regulares são importantes?

Independentemente da frequência exata, as visitas regulares ainda são importantes. Os check-ups dentários dão ao seu dentista a chance de verificar sua boca em busca de possíveis sinais de problemas de saúde bucal, como cáries, doenças das gengivas e câncer bucal.

Se o seu dentista encontrar um problema, ele discutirá as opções de tratamento com você, incluindo estimativas de custo. Você pode diminuir o risco de um problema dentário mantendo uma boa higiene bucal e visitando seu dentista regularmente.

Os tratamentos de raspagem e limpeza (“limpezas dentárias”) geralmente seguem um check-up. Esses tratamentos removem a placa endurecida (cálculo) dos dentes e ajudam a prevenir doenças nas gengivas. Com base na avaliação de seus dentes e gengivas, dentistas e higienistas podem oferecer conselhos para melhorar sua higiene bucal em casa.

Não há diretrizes para a frequência ideal de limpeza do dentista, mas geralmente fazem parte de um check-up de rotina e consulta de higiene. Novamente, seu dentista ou higienista deve ser capaz de recomendar a frequência certa para você.

Quando as crianças devem visitar o dentista?

A frequência de visitas ao dentista para crianças tende a ser a mesma que para adultos – muitas vezes é mais conveniente para as famílias visitarem o dentista juntas. Mas, como sempre, isso depende das necessidades individuais de saúde bucal de todos.

O Plano Nacional de Saúde Bucal da Austrália e a FDI World Dental Federation recomendam que as crianças tenham sua primeira consulta odontológica antes dos dois anos de idade.

Visitas regulares ao dentista na infância podem ajudar as crianças a se sentirem mais confortáveis ​​perto de dentistas.

Idade do paciente

As crianças devem definitivamente consultar o dentista pelo menos uma vez a cada seis meses. Os dentes permanentes são mais suscetíveis à cárie logo após a erupção, por isso é importante que as crianças visitem o dentista regularmente para verificar se há sinais de cárie dentária. Seu dentista pediátrico pode aconselhá-lo sobre um cronograma de limpeza e consulta que seja melhor para seu filho.

Ortodontia também é uma consideração quando as crianças são jovens. Seu dentista vai querer monitorar os dentes do seu filho para se certificar de que eles estão crescendo adequadamente. Se chaves ou outras formas de correção dentária forem necessárias, você deve certificar-se de que essas medidas sejam tomadas no momento adequado para evitar problemas com a fala, alimentação ou a autoestima do seu filho. Além disso, os dentes do siso geralmente aparecem na boca quando as crianças estão no final da adolescência, portanto, também podem ser necessárias consultas adicionais durante esse período.

Sua saúde bucal geral

Para muitos de nós, as limpezas regulares são suficientes para manter nossa saúde bucal em boa forma. De um modo geral, você deve visitar o dentista pelo menos uma vez por ano, mas converse com seu profissional de saúde bucal sobre sua situação particular de saúde e preocupações com a saúde bucal para determinar um horário adequado para você. O objetivo é que seu dentista o veja com frequência suficiente para detectar quaisquer problemas ou problemas importantes o mais cedo possível. Seu dentista é treinado para observar pequenas pistas e mudanças aparentemente menores que podem significar que um problema de saúde maior está se aproximando.

Sua saúde geral geral

É claro que as visitas ao dentista são importantes para manter sua saúde bucal, mas as visitas ao dentista também podem ajudar seu médico a detectar outros problemas não relacionados à saúde bucal, como anemia e diabetes. Os sintomas de outros problemas de saúde geralmente aparecem pela primeira vez na boca. Por exemplo, gengivas inchadas ou dentes soltos podem ser um sinal de diabetes. Por esse motivo, visitas regulares ao dentista são importantes não apenas para sua boca, mas também para sua saúde e bem-estar geral.

Visitas mais frequentes significam limpezas orais mais fáceis

Outra razão para não esperar muito entre as visitas é que isso facilita a limpeza dos dentes. A placa está sempre se acumulando nos dentes. E deixada por muito tempo, a placa se transformará em tártaro que precisa ser raspado dos dentes. Visitas mais frequentes podem evitar sessões de raspagem prolongadas. A remoção do tártaro por conta própria não é possível sem ferramentas especiais. Além disso, a pasta arenosa que é usada durante o polimento ajuda a remover manchas superficiais nos dentes.

Visitas mais frequentes também podem levar a melhores práticas de higiene bucal. Se você sabe que estará de volta ao dentista em alguns meses, isso pode levá-lo a escovar e usar fio dental com mais regularidade, sabendo que alguém vai verificar seus dentes mais cedo ou mais tarde.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

A gengivite pode afetar qualquer pessoa

A gengivite e a gengivite são comuns, mesmo naqueles que cuidam muito bem dos dentes. Muitas vezes, a doença gengival decorre de técnicas de escovação e uso do fio dental deficientes. Só porque você escova e usa fio dental diariamente, isso não significa que você está usando a técnica adequada, e pode ser difícil avaliar seus próprios hábitos de escovação.

A doença gengival geralmente decorre de negligenciar as linhas da gengiva ao escovar e usar fio dental, o que pode levar a problemas de saúde e infecção das gengivas. Uma vez que a doença gengival está presente, pode ser muito difícil reverter os efeitos e pode levar a problemas de saúde bucal muito maiores. Consultar seu dentista regularmente pode ajudar a detectar os primeiros sinais de doença gengival antes que eles progridam para um problema mais sério.

As cáries começam a se desenvolver muito antes de você sentir qualquer dor

Um dos maiores erros que muitos pacientes cometem é esperar até sentir dor de dente para agendar uma consulta com o dentista. Nesse ponto, grande parte do dano já foi feito. A cárie dentária começa muito antes de você sentir qualquer dor.  O Blog Dentistas em BH detalha outras coisas sobre a importância de ir a o dentista com frequência e também outras curiosidades, veja a seguir https://dentistasembh.com.br/services/

Esperar muito tempo para ter uma cavidade preenchida pode levar a problemas maiores e exigir procedimentos como canais radiculares. Na maioria dos casos, um check-up regular permitiria que seu dentista detectasse o problema, e medidas poderiam ter sido tomadas para limitar os danos.

Visitas ignoradas significam mais consultas odontológicas mais tarde

Quando você pula as visitas ao dentista, pode pensar que isso não significa muito, mas no final você está apenas adiando o inevitável. Ver o dentista regularmente é absolutamente necessário para uma boa saúde bucal , e faltar às consultas significa apenas que você está se colocando em risco de desenvolver problemas dentários muito sérios no futuro. Esses problemas podem exigir procedimentos aprofundados que podem causar muito mais ansiedade do que uma simples limpeza.

Visitas mais frequentes podem ajudá-lo a lidar com a ansiedade odontológica

Se você está evitando ir ao dentista devido à ansiedade odontológica , visitas mais frequentes podem realmente ajudar. Isso pode parecer contra-intuitivo, mas visitas frequentes ajudam você a desenvolver um relacionamento contínuo com seu médico e permitem que você resolva preocupações e lide com quaisquer problemas que possa estar enfrentando.

Embora você possa ficar tentado a consultar seu dentista apenas uma vez por ano se sua saúde bucal estiver em boas condições, recomendamos que você consulte seu dentista a cada seis meses, se possível. Se você tem seguro odontológico, deve ser coberto por um exame e limpeza a cada seis meses, bem como raios-x uma vez por ano.

Se você não tem seguro odontológico, pergunte ao seu consultório odontológico se eles realizam serviços em escala móvel para pessoas que precisam de assistência financeira. Em alguns casos, os consultórios odontológicos podem oferecer taxas mais baixas se você pagar em dinheiro.

Adiar uma visita ao dentista pode levar a algumas consequências graves. Mesmo aqueles que cuidam bem dos dentes correm o risco de ter problemas bucais graves sem um check-up regular. Aproveite o tempo para encontrar um dentista com quem você se sinta confortável e que trabalhará com você para resolver quaisquer problemas que você possa ter. Se você tende a evitar o dentista devido ao medo de agulhas, procure um dentista especializado em aliviar a ansiedade do paciente. Nosso diretório de dentistas certificados sem dor está repleto de fornecedores comprometidos em fornecer odontologia o mais próxima possível da dor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *