Fatores de risco para cálculos renais

Esses fatores dizem respeito principalmente às pessoas em risco, especialmente aquelas que já sofreram de cálculos renais:

  • Má hidratação; Beber pouco diminui o volume de urina, portanto concentra os sais na urina e aumenta o risco de cristalização.
  • Inatividade física ; A falta de atividade física causa uma perda gradual de massa óssea, consequentemente a liberação de cálcio.
  • Tomar certos medicamentos;  Tomar diuréticos (incluindo triantereno) ou antiácidos à base de cálcio, por exemplo, pode aumentar o risco de desenvolver cálculos renais. As sulfamidas e certos antivirais, como o indinavir, também aumentam o risco de litíase. As pessoas em risco devem perguntar ao seu médico ou farmacêutico sobre sua medicação.
  • Uma dieta muito salgada ou muito rica em açúcar;
  • Uma dieta com excesso de proteína; A proteína aumenta os níveis de cálcio, oxalato e ácido úrico na urina e diminui o nível de citrato (fator de proteção contra cálculos)  . Estudos sugerem que o vegetarianismo reduz o risco de cálculos renais . Entretanto, se a quantidade diária de proteínas for adequada, seja de origem animal ou vegetal, estas não influenciam no risco de cálculos renais  .
  • Uma dieta deficiente em cálcio.

Ao contrário do que se poderia pensar, o cálcio dietético (laticínios, conservas de peixe com espinhas, frutas, verduras, legumes, nozes) exerce efeito protetor contra cálculos renais. Suplementos de cálcio, tomados com as refeições, podem ter o mesmo efeito, mas tomados isoladamente podem aumentar ligeiramente o risco de cálculos renais, diz a equipe Nefro clinicas em seu site: https://nefroclinicas.com.br/sao-luis

Como prevenir pedras nos rins?

As pedras nos rins podem ser prevenidas?

As medidas preventivas destinam-se principalmente a pessoas em risco ou que já tiveram cálculos renais. As abordagens a seguir podem ajudar, mas para ser mais eficaz, é melhor determinar a causa dos cálculos fazendo vários testes (consulte Tratamentos médicos).

Medidas para reduzir o risco ou prevenir a recorrência

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Hidratação

A melhor maneira de prevenir pedras nos rins é beber o suficiente, o que significa pelo menos 2 litros de água ou outros tipos de bebidas todos os dias (sucos, caldos, café, etc.). A água é preferida. Lembre-se de se hidratar mais ao fazer esforço físico intenso (a ingestão de líquidos deve ser de pelo menos 3 litros por dia) e durante a temporada de verão. As pessoas que vivem em um clima quente e seco devem beber mais.

Uma maneira simples de saber se você está recebendo hidratação suficiente é observar a cor da urina: deve ser incolor ou amarelo pálido (exceto no caso de pessoas que tomaram suplementos de vitamina B, que temporariamente dão à urina uma cor amarela brilhante ).

Especialistas da Clínica Mayo recomendam que pessoas em risco ou que já tiveram pedras no passado bebam um copo de limonada caseira todos os dias 2 . O limão aumenta a quantidade de citrato (uma substância que ajuda a prevenir a formação de cálculos) na urina. Vários estudos confirmaram o interesse do suco de laranja, tomate ou limão, ricos em citrato, para prevenir a formação de cálculos 40 .

Alguns estudos também mostraram que a redução do consumo de bebidas açucaradas (refrigerantes) possibilitou, em alguns casos, reduzir o índice de cólica renal 21 .

Atenção: é melhor abster-se de beber sumo de toranja. Dois estudos epidemiológicos 12,13 relacionaram o consumo diário de 240 ml (1 xícara) de suco de toranja à formação recorrente de cálculos renais. No entanto, nenhum teste foi capaz de confirmar essas observações. Enquanto persistir a dúvida sobre esse assunto, é melhor não consumi-lo, pelo menos de forma regular.

Comida

Reduza a ingestão de alimentos ricos em oxalato. As pessoas que tiveram cálculos de oxalato de cálcio no passado devem limitar a ingestão de alimentos ricos em oxalato de cálcio. Aqui está uma lista dos alimentos mais ricos em oxalato 9 : espinafre, ruibarbo, beterraba, acelga, amendoim, chocolate, chá, gérmen de trigo, quiabo (quiabo), batata doce e feijão de soja (soja). Para saber mais, pergunte a um nutricionista.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Manter uma boa ingestão nutricional de cálcio. A ingestão de alimentos ricos em cálcio teria efeito protetor sobre cálculos renais 15-17 . Você só precisa respeitar a ingestão recomendada de cálcio (consulte nossa folha de cálcio). Pergunte ao seu médico ou consulte um nutricionista, se necessário. Para descobrir se você está ingerindo cálcio suficiente, use nossa calculadora interativa.

Consuma alimentos ricos em potássio. O potássio reduz a excreção de cálcio. A melhor maneira de aumentar sua ingestão de potássio é comer muitas frutas e vegetais, a maioria dos quais contém. Os que contêm mais são batatas (com casca), melão, abacate, feijão e banana.

Coma bastante fibra. O farelo é uma rica fonte de fibra insolúvel que reduz a absorção de cálcio no intestino e, portanto, o nível de cálcio na urina. As pessoas que sofrem ataques recorrentes de cálculos renais e não comem fibras suficientes podem se beneficiar de consumir mais. No entanto, os estudos realizados até o momento se contradizem sobre esse assunto 18-20 .

Medicamentos

Para prevenir a recorrência de cálculos, o médico pode prescrever vários medicamentos ou suplementos que variam de acordo com o tipo de cálculo (diuréticos tiazídicos, alopurinol, citrato de potássio, etc.).

Cuidado com certos suplementos

Como a ingestão prolongada de altas doses de vitamina D pode causar cálculos renais 6 , é aconselhável consultar um médico antes de usar suplementos de vitamina D. A ingestão de vitamina D influencia os níveis de cálcio no sangue.

Tem havido preocupação de que o consumo a longo prazo de altas doses de vitamina C contribua para a formação de cálculos renais, porque a vitamina C é convertida em oxalato pelo organismo. Segundo os autores de uma revisão7, a suplementação de vitamina C não apresenta perigo até 2.000 mg por dia (em doses divididas).

No entanto, de acordo com um estudo de 14 anos com uma coorte de mais de 45.000 homens, tomar 1.000 mg ou mais de suplementos de vitamina C por dia aumenta ligeiramente o risco de cálculos renais 8 . Pergunte ao seu médico. Observe que a ingestão nutricional diária recomendada de vitamina C é de 90 mg para um homem não fumante. A dose recomendada para beneficiar do efeito antioxidante da vitamina C é de 500 mg por dia.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Tratamento básico

O tratamento básico é estabelecido de acordo com os resultados dos vários exames médicos que o médico propõe:

  • um exame de urina para verificar se há sangue e cristais na urina e determinar seu pH;
  • analisar uma pedra recuperada para determinar seu tipo;
  • um exame de sangue para verificar o estado da função renal ou detectar uma anormalidade metabólica;
  • uma tomografia computadorizada dos rins, ureteres e bexiga, que mostra a maioria das pedras.

Manter-se hidratado é a prevenção básica de cálculos, mas apenas quando a dor é menos intensa. De fato, quando a dor é muito intensa, durante o ataque de cólica renal, você não deve beber. Porque o cálculo pode ser bloqueado em um ureter, impedindo a passagem da urina. Portanto, beber aumentaria a pressão no ureter e, portanto, a dor.

FONTE: https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/rins-por-que-eles-sao-tao-importantes-e-como-cuidar-deles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *