Uma introdução à limpeza de esgoto

A necessidade de manter um ambiente limpo e higiênico para as pessoas viverem e trabalharem é difundida em cidades ao redor do mundo. Isso inclui fornecer um sistema para transportar eficientemente águas residuais (esgoto) e águas pluviais juntamente com sólidos através de um sistema de coleta da fonte para um local de tratamento e disposição ambientalmente seguro.

Um sistema de coleta de esgoto é tipicamente uma rede de tubos, bueiros, respiradouros, armadilhas, sifões, estações elevatórias e outras estruturas necessárias para coletar todas as águas residuais de uma área e transportá-las para uma estação de tratamento ou sistema de descarte. . Alguns sistemas são sistemas combinados projetados para coletar tanto as águas residuais sanitárias quanto o escoamento de águas pluviais ou superficiais.

Os sistemas de esgoto podem estar localizados acima ou abaixo do solo, normalmente em estradas paralelas, edifícios residenciais, comerciais e residenciais. Esta série de tubos e bueiros são projetados como sistemas de fluxo por gravidade construídos em pequena medida para auxiliar no fluxo de material. Quer saber mais sobre o tratamento de esgoto, acesse https://desentupidoranodf.com.br/

Velocidade

A maioria dos esgotos é projetada para mover material a uma taxa de 60 cm por segundo. Se a velocidade cair abaixo dessa taxa, os sólidos no fluxo se depositarão no fundo do tubo, reduzindo a capacidade de fluxo e, eventualmente, causando um estol. Se o esgoto for classificado para uma vazão superior a 10 pés por segundo, pode haver o risco de sólidos serem desalojados do fluxo com baixo uso. Em altas velocidades, os respingos ocorrem quando a água muda de direção, liberando odores e acelerando a corrosão das estruturas de concreto.

Paradas

As paradas são causados ​​por bloqueios no tubo, como raízes, graxa, detritos, um tubo quebrado ou uma conexão quebrada. Os problemas também podem surgir nos sistemas de esgoto quando:

  • Os sistemas são projetados com capacidades de fluxo inadequadas para a área servida, ou a comunidade experimenta um crescimento populacional inesperado.
  • Os sistemas de coleta não foram instalados conforme o projetado, resultando em construção defeituosa, inspeção deficiente ou atalhos de baixa oferta.
  • As vedações das juntas foram danificadas devido a movimentos de terra, vibração do tráfego, assentamento ou perturbação da construção.
  • As juntas dos tubos foram danificadas pelo crescimento das raízes das plantas e das árvores.

Uma interrupção parcial ou total do fluxo pode ser causada por um bloqueio em um esgoto. Quando há uma paralisação, o material se acumula e, eventualmente, transborda o sistema até ficar bloqueado. Estradas, casas e empresas podem ser danificadas pelos detritos. A saúde humana está ameaçada por condições insalubres e pela disseminação de germes e doenças.

Escoamento da água da chuva

O escoamento da água da chuva geralmente carrega cascalho, areia, folhas e outros detritos da estrada. Este material muitas vezes percorre o sistema após a chuva e causa acúmulo no sistema de esgoto pluvial. Quando as águas pluviais não podem mais fluir através de um sistema devido a canos e bueiros entupidos, estradas inundadas e criando condições de direção perigosas ou intransitáveis.

Inspeção e limpeza de rotina

Realizar inspeção e limpeza de rotina é a melhor maneira de impedir que um sistema de esgoto ou tempestade funcione corretamente. Os sistemas de esgoto em todo o mundo variam em muitos detalhes, incluindo o tipo de material da tubulação, forma, tamanho e localização. Independentemente dessas variáveis, os sistemas de efluentes devem ser limpos rotineiramente para garantir uma transferência de material segura e consistente.

Os limpadores de esgoto combinam um jato de água de alta pressão e uma fonte de vácuo de alto fluxo para limpar as tubulações, limpar e aspirar o material causador de entupimento para restaurar e manter o fluxo normal de esgoto. Quer saber mais sobre o tratamento de esgoto e mais, acesse https://desentupidoranodf.com.br/blog-noticias-e-artigos/

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Como funciona um limpador de esgoto

Em termos muito básicos, um limpador de esgoto combina água, ar e transporte de material para:

Relacionados: Os segredos da limpeza de esgoto bem-sucedida

  1. Mova o ar para cima e ao longo da lança até que ele entre no corpo de detritos
  2. Altere a taxa de fluxo de ar à medida que o ar entra no corpo de detritos para que o material residual seja liberado e caia no corpo de detritos
  3. Mova o ar do corpo de detritos na conexão do tubo traseiro e no ventilador
  4. Mova o ar através do sistema de vácuo, saindo para a atmosfera

Por que usar um limpador combinado de dutos?

Há três razões principais para usar um limpador de esgoto combinado:

  1. Segurança
  2. Eficiência
  3. Desempenho

Segurança

Equipar suas equipes com uma máquina combinada de limpeza de esgoto é mais seguro do que entrar nos esgotos para limpar manualmente os bloqueios. O operador é aliviado com segurança dos riscos à saúde do trabalho de esgoto, bem como dos riscos ocupacionais associados à entrada em um espaço confinado.

As equipes estão menos expostas às emissões de gás metano dos esgotos e evitam encontrar insetos ou pequenos roedores que possam ocupar os esgotos. Um limpador de esgoto usa água de alta pressão para desentupir o cano, limpar as paredes do cano e puxar detritos do sistema de esgoto para a mangueira de vácuo. Isso remove com segurança e eficiência a sujeira ou bloqueios da linha de esgoto. O sistema de vácuo eleva o material em um corpo de detritos.

A máquina de limpeza de esgoto mantém a sujeira e a água de forma segura no corpo, vedada com uma junta de neoprene. O material permanece contido na caçamba até que o operador mova o caminhão para um local seguro para tratamento ou descarte, momento em que o operador libera as travas das portas e levanta a caçamba. Ao tombar, o motorista está a uma distância suficiente da traseira e controla a ejeção de detritos com segurança usando os controles presos ao meio-fio.

O corpo de entulho é lavado com uma máquina de lavar. O operador pode usar a mangueira da pistola para limpar detritos da vedação da porta do corpo.

Eficiência

Um limpador de esgoto combinado é mais eficiente do que qualquer outro método de limpeza de uma linha de esgoto, incluindo desentupimento manual ou lavagem de uma linha. Uma máquina combinada desobstrui rapidamente os entupimentos, limpando todo o encanamento e removendo o material causador do entupimento, ajudando a prolongar a vida útil do sistema de esgoto. Uma máquina combinada usa água de alta pressão para limpar o tubo e abrir o entupimento, liberando detritos através do tubo de volta para a mangueira de vácuo. A mangueira de vácuo remove os detritos que flutuam de volta para o tubo muito mais rápido do que o material manualmente ou de outra forma quando a limpeza é concluída. Essa transferência permite que o operador evite viagens extras ao aterro durante o dia, mantendo-os no trabalho e trabalhando com eficiência, em vez de ir e voltar entre o local e o aterro. A decantação ocorre depois que o entupimento é removido e o tubo flui livremente.

O excesso de água do tanque de sujeira é devolvido à linha de esgoto, permitindo que o sistema de esgoto transporte a água de volta para a estação de tratamento. Sólidos e detritos ficam presos dentro do corpo de detritos, reduzindo o peso e o estresse nas unidades combinadas. Tudo o que o operador precisa fazer é encher os tanques de alumínio com água e seguir para o próximo local de trabalho. Até o final do dia, o corpo de detritos deve estar preenchido principalmente com sólidos e detritos, com muito pouco excesso de água sendo transportado para o aterro.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_de_tratamento_de_%C3%A1guas_residuais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *