Quer conduza um carro antigo ou um veículo novo, quer proteger-se contra danos imprevistos – seja com o seu seguro automóvel ou com a garantia do seu carro. Mas você precisa dos dois?
A resposta a esta pergunta pode depender da sua situação individual. Para tomar essa decisão, você precisa saber a diferença entre uma garantia de carro e um seguro de carro. Ao entender os prós e contras de ambos, você pode tomar uma decisão informada que beneficiará você e sua carteira. Quer saber mais sobre proteção veicular, acesse https://www.bhprotecaoveicular.com.br/
O que é uma garantia de carro?
Enquanto o seguro automóvel cobre o veículo após um acidente, a garantia automóvel cobre os custos de reparação devido a avarias.
Também conhecida como Garantia do Fabricante, as garantias do carro são usadas principalmente como um amortecedor contra perdas financeiras repentinas e dramáticas devido a uma falha do automóvel.
As garantias do carro não podem ser usadas em peças que falham devido ao desgaste, incluindo limpadores, pneus e pastilhas de freio.
Uma garantia de carro típica é de três anos ou 60 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro.
O que é um contrato de serviço de veículo?
Um contrato de serviço de veículo funciona de maneira semelhante a um MBI ou garantia de carro, no entanto, um contrato de serviço de veículo (VSC) é intermediado por terceiros. Você sempre pode comprar um novo. Muitas vezes confundido com uma garantia estendida, um contrato de manutenção de veículo pode fornecer cobertura após a compra de um veículo usado ou depois que seu carro atual estiver fora da garantia. Quando você faz um contrato de manutenção de veículo, você não está trabalhando com a seguradora ou o fabricante, e seu contrato não está sujeito a tantas regulamentações.
Garantias Auto para Veículos Usados Certificados versus Veículos Usados
Existe uma diferença entre um Veículo Usado Certificado (CPO) e um carro que tinha um proprietário anterior antes da compra. Um CPO foi oficialmente aprovado pelo seu fabricante como estando em boas condições de condução. Se o carro que você está vendo for um CPO, a maioria dos fabricantes oferecerá uma garantia estendida.
As garantias estendidas entram em vigor após a expiração da garantia inicial e cobrem o CPO por mais 60.000 milhas – ou três anos a partir da data de compra. Com um veículo sem CPO, suas opções são ligeiramente diferentes, mas você ainda pode estar coberto. Uma garantia de pós-venda é essencialmente uma garantia estendida para veículos sem CPO.
Com um CPO, toda ou parte da garantia dos veículos é transferida para você no momento da compra. Comprar um carro sem CPO pode ser arriscado: se o veículo quebrar, você pode ficar sem proteção e enfrentar uma pesada conta de manutenção.

Explicação da garantia automática
A garantia automática pode ser confusa – vamos responder a algumas perguntas comuns.
Como o seguro de carro é diferente de uma garantia de carro?
O seguro automóvel é um contrato entre você e uma companhia de seguros pelo qual você paga um valor predeterminado a cada mês em troca de cobertura em caso de colisão ou incidente. O seguro de carro também pode cobrir os custos no período de transição entre a perda total do carro e a compra de um carro novo.
Ao contrário das garantias do carro, o seguro do carro não é opcional e não cobre falhas mecânicas ou de equipamentos. A expiração da cobertura do seguro de carro pode aumentar seus prêmios de seguro ou resultar em uma multa. Quer saber mais sobre garantia de veiculo! Confira aqui https://www.bhprotecaoveicular.com.br/blog/
Opções de seguro de carro
Embora o seguro de carro mínimo estadual seja exigido por lei para registrar um veículo, você pode adicionar ou subtrair opções de seguro. A maioria dos estados exige um nível mínimo de seguro de responsabilidade civil. Outras opções a considerar são:
- Seguro de Acidentes Abrangente
- Proteção contra danos pessoais
- Motoristas sem seguro
Embora as opções de cobertura listadas acima sejam padrão, você também pode solicitar opções de cobertura adicionais. Se você está lutando para entender a diferença entre seguro de carro e garantia de carro, você pode ter confundido garantia de carro com seguro de avaria mecânica.
Seguro de quebra de máquinas (MBI)
O MBI é muito semelhante a uma garantia de carro. Ele protege seu carro caso sofra danos fora de um acidente. Ele pode ser adquirido como confirmação adicional e não através do revendedor de automóveis (como uma garantia de carro).
O que a garantia de um carro cobre?
As garantias dos carros vêm em diferentes pacotes: powertrain, inclusive e exclusivo.
- A garantia do trem de força é a menos abrangente e cobre apenas as necessidades básicas – como o motor.
- Uma garantia com tudo incluído é mais abrangente e cobre uma lista específica de componentes.
- Uma garantia de exclusão funciona como uma rede de segurança, pois oferece o mais alto nível de cobertura além da garantia do fabricante.

O que anula a garantia de um carro?
Há uma diferença entre uma política nula e o que a política simplesmente não cobre. A maioria das garantias são bastante flexíveis. A única coisa que anula instantaneamente uma apólice é se seu carro receber um título de salvamento e declarar perda total. Em outros casos, pode haver mais margem de manobra.
Uma modificação do veículo geralmente não anula sua garantia e você ainda pode usar peças de reposição para reparos. No entanto, a garantia não cobre uma peça de reposição defeituosa, portanto, evite usar componentes não comprovados.
As garantias também não cobrem componentes danificados durante uma corrida ou competição – incluindo off-road – de qualquer tipo. As garantias também não cobrem peças que tenham sido danificadas devido a negligência ou uso indevido.
As garantias passam para o novo proprietário se eu vender meu carro?
Se o carro for novo, as garantias geralmente são transferidas para o novo proprietário. As garantias estão vinculadas ao número de identificação do veículo (VIN) e permanecem válidas – mesmo que o proprietário mude – até o final do período de garantia original.
Para carros usados, ainda deve haver garantia do fabricante, válida também para o novo proprietário. Lembre-se de que as garantias do carro começam com a data do serviço, não com o ano do modelo. A garantia começa no dia em que você sai do estacionamento com o veículo. Portanto, se você comprou um sedã com garantia de 3 anos/36.000 milhas 2020 em 2019 e o vendeu em 2021, sua garantia expirará em 2022.
O mesmo se aplica a veículos usados certificados (CPO). Como mencionado acima, a maioria dos fabricantes oferece uma garantia estendida assim que a garantia original expirar.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Garantia