Placas de indução

Prós e contras e 6 dicas úteis para compra e uso

A última evolução na cozinha é o fogão que cozinha os alimentos sem fogo, sem chamas ou placas quentes. Na Itália, as placas de indução são uma novidade, enquanto no resto da Europa já são utilizadas há algum tempo e são até impostas em alguns condomínios onde os sistemas de gás são proibidos.

Como funciona a indução

A placa de indução funciona com corrente elétrica : uma bobina gera um campo magnético, que produz calor diretamente no fundo metálico da panela e, portanto, aquece rapidamente, como pode ser visto no diagrama de operação a seguir.

A superfície da placa aquece apenas por baixo da panela , devido ao calor por ela produzido. O risco de queimaduras é, portanto, muito limitado. Por exemplo, ao cozinhar macarrão, a superfície permanecerá em torno de 100 ° C. É muito rápido fazer a água ferver e atingir a temperatura . É fácil de limpar e esteticamente agradável. Existem modelos com teclas de toque ou controles de botão (confira mais em https://dicasshow.com.br/)

Informações gerais

Uso principal

Como um fogão a gás ou elétrico normal, é usado para cozinhar qualquer prato. Consumo O medidor para o fornecimento de eletricidade deve ter o tamanho adequado, pois o contrato normal de 3KW geralmente não é suficiente para alimentar as quatro zonas de cozimento definidas na potência máxima e os outros eletrodomésticos ao mesmo tempo. Existem placas equipadas com um sistema de otimização do consumo capaz de manter um baixo nível de absorção, normalmente na ordem dos 3KW máximos. Diferenças com placas de vitro cerâmica esteticamente igual às placas a diferença está no fato de na placa vitro cerâmica ter a resistência que aquece, logo a placa também fica quente, enquanto nas de indução a placa permanece fria, apenas o fundo do prato é aquecido.

Benefícios da indução

Eles aquecem muito rapidamente, 2 litros de água são levados para ferver em cerca de 5 minutos, em comparação com 8 minutos com um fogão a gás. Economia média de 40% no tempo de ebulição. O calor é constante e homogêneo, evitando que os alimentos grudem imediatamente no fundo, pois é possível reduzir os condimentos e gorduras. Para aquecer o mesmo conteúdo, usando um fogão a gás leva mais tempo e o calor não é irradiado uniformemente por toda a panela, isso porque enquanto um fogão a gás transfere o calor através do fogo DEBAIXO DO POTENCIÔMETRO, a placa de indução produz calor diretamente NO PARTE INFERIOR DO POTENCIÔMETRO.

Custo operacional

  • O custo do consumo na conta é ligeiramente superior ao dos fogões a gás metano tradicionais, alguns euros a mais por ano, e é inferior ao do GPL. Até 50% menos do que o GPL em botijões de cozinha (a € 2 / kg).
  • Mesmo para quem tem aquecimento central e mantém ligação a gás apenas para o recuperador, a indução é a solução ideal e gasta menos. São eliminados os custos fixos de conexão do gás, muito superiores aos metros cúbicos consumidos. Além disso, o perigo de fugas de gás na casa é totalmente eliminado e as aberturas de ventilação da cozinha podem ser fechadas.
  • Os custos de funcionamento são mais baixos do que com outros tipos de fogões elétricos. Além disso, a energia é consumida apenas quando a panela é colocada no prato. Alta eficiência e perda mínima de calor. Os outros tipos de placas (gás, elétricas …) dispersam boa parte delas.

Segurança

  • Ao retirar a panela, a zona desliga-se, não pode ser esquecida, não é acionada acidentalmente ao entrar em contato com pequenos objetos de metal como talheres, anéis, pulseiras, etc .;
  • A placa de vitrocerâmica circundante permanece fria;
  • Evita o risco de vazamentos de gás e os riscos associados a uma chama aberta. Certamente é um produto recomendado para idosos, que são mais propensos a incêndios e queimaduras. A maioria das amostras testadas pela Autoconsumo desliga-se automaticamente quando o líquido chega à placa. Facilidade de limpeza
  • A parte superior é totalmente lisa e hermética, passa um pano úmido e volta limpa, nada gruda.

Silêncio

A placa pode gerar algum ruído a altas potências, que no entanto são utilizadas por um curto período de tempo. Caso contrário, não há ruído dos queimadores das placas de gás.

                                                             

Fonte:/pt.wikipedia.org/wiki/Fog%C3%A3o_por_indu%C3%A7%C3%A3o#:~:text=A%20indu%C3%A7%C3%A3o%20tem%20vantagens%20de,lisa%20e%20n%C3%A3o%20esquenta%20muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *