Cuidando dos seus dentes e boca

Dentes e gengivas saudáveis ​​tornam mais fácil para você comer bem e desfrutar de boa comida. Vários problemas podem afetar a saúde de sua boca, mas um bom cuidado deve manter seus dentes e gengivas fortes à medida que envelhece.

Cárie dentária

Os dentes são cobertos por um revestimento externo duro chamado esmalte. Todos os dias, uma fina película de bactérias chamada placa dentária se acumula nos dentes. As bactérias na placa produzem ácidos que podem prejudicar o esmalte e causar cáries. Escovar e passar fio dental nos dentes pode prevenir a cárie, mas uma vez que uma cárie se forma, para evitar mais danos, o dentista deve consertá-la com uma restauração. Quer saber mais sobre odontologia, acesse https://dentistasembh.com.br/

Use creme dental com flúor para proteger os dentes da cárie. Se você estiver em maior risco de cárie dentária (por exemplo, se tiver a boca seca por causa de uma condição ou medicamentos que toma), pode precisar de mais flúor. Seu dentista ou higienista dental pode lhe dar um tratamento com flúor durante uma visita ao consultório ou pode lhe dizer para usar um gel de flúor ou enxaguante bucal em casa.

Doença gengival

A doença da gengiva começa quando a placa se acumula ao longo e sob a linha da gengiva. A placa causa uma infecção que fere a gengiva e o osso que mantém os dentes no lugar. Uma forma leve de doença gengival pode deixar suas gengivas vermelhas, sensíveis e mais propensas a sangrar. Esse problema, chamado gengivite, muitas vezes pode ser corrigido escovando e usando fio dental todos os dias.

Uma forma mais grave de doença gengival, chamada periodontite, deve ser tratada por um dentista. Se não for tratada, esta infecção pode levar a gengivas doloridas e sangrando, problemas dolorosos de mastigação e até mesmo perda de dentes.

Para prevenir doenças gengivais:

  • Escove os dentes duas vezes ao dia com creme dental com flúor.
  • Passe fio dental regularmente.
  • Visite seu dentista rotineiramente para um check-up e limpeza. Informe o dentista sobre quaisquer condições médicas que você tenha e os medicamentos que toma.
  • Coma uma dieta bem equilibrada .
  • Pare de fumar: Fumar aumenta o risco de doenças gengivais.

Como limpar seus dentes e gengivas

Existe uma maneira correta de escovar os dentes e passar fio dental. Todos os dias:

  • Escove os dentes suavemente em todos os lados com uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor. Substitua sua escova de dentes a cada 3 a 4 meses.
  • Use pequenos movimentos circulares e movimentos curtos para frente e para trás.
  • Escove com cuidado e suavidade ao longo da linha da gengiva.
  • Escove levemente a língua ou use um raspador de língua para ajudar a manter a boca limpa.
  • Limpe entre os dentes com fio dental, fio dental pré-roscado, fio dental com água ou um produto similar. Isso remove a placa e os restos de comida que uma escova de dentes não consegue alcançar.
  • Enxágue depois de passar o fio dental.

Pessoas com artrite ou outras condições que limitam o movimento das mãos podem achar difícil segurar e usar uma escova de dentes. Algumas dicas úteis são:

  • Use uma escova de dentes elétrica ou a bateria.
  • Compre uma escova de dentes com cabo maior.
  • Prenda o cabo da escova de dentes à sua mão com um elástico largo.

Consulte o seu dentista se a escovação ou o uso do fio dental fizerem com que suas gengivas sangrem ou machuquem sua boca. Se você tiver problemas para usar o fio dental, um porta fio dental pode ajudar. Peça ao seu dentista para lhe mostrar a maneira correta de usar o fio dental.

Dentaduras

Às vezes, os dentes falsos (dentaduras) são necessários para substituir dentes muito danificados ou dentes perdidos por causa de doenças gengivais. As próteses parciais podem ser usadas para preencher um ou mais dentes ausentes. As dentaduras podem parecer estranhas no início. No início, seu dentista pode querer vê-lo com frequência para ter certeza de que as próteses se encaixam. Com o tempo, suas gengivas mudarão de forma e suas dentaduras podem precisar ser ajustadas ou substituídas. Certifique-se de deixar seu dentista lidar com esses ajustes.

Tenha cuidado ao usar dentaduras, pois pode ser mais difícil sentir alimentos e bebidas quentes ou notar ossos na comida. Ao aprender a comer com dentaduras, pode ser mais fácil se você:

  • Comece com alimentos macios e não pegajosos.
  • Corte sua comida em pedaços pequenos.
  • Mastigue lentamente usando os dois lados da boca.

Mantenha sua dentadura limpa e livre de alimentos que possam causar manchas ou mau hálito. Evite pequenos alimentos crocantes que podem ficar presos sob a dentadura e machucar suas gengivas. Escove as dentaduras todos os dias com um produto para cuidados com as dentaduras e mergulhe-as em água ou em um líquido de limpeza de dentaduras à noite. Certifique-se de deixá-los fora de sua boca enquanto dorme para evitar gengivas inchadas.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Boca seca

A boca seca acontece quando você não tem saliva suficiente, ou cuspe, para manter a boca molhada. Pode tornar difícil comer, engolir, provar e até mesmo falar. A boca seca pode aumentar o risco de cárie dentária , infecções fúngicas da boca e cáries. Muitos medicamentos comuns podem causar esse problema. Por exemplo, medicamentos para pressão alta , depressão e problemas de controle da bexiga geralmente causam boca seca.O Blog dentistas em bh detalha outras coisas, veja a seguir https://dentistasembh.com.br/blog/

Há coisas que você pode fazer que podem ajudar. Experimente beber água ou bebidas sem açúcar. Não fume e evite álcool, cafeína, refrigerantes e sucos de frutas ácidas. Evite alimentos picantes ou salgados. Doces duros sem açúcar ou chicletes sem açúcar que são um pouco azedos podem ajudar. Seu dentista ou médico pode sugerir o uso de saliva artificial para manter a boca molhada.

Câncer bucal

O câncer bucal pode começar em qualquer parte da boca ou garganta, incluindo a língua. É mais provável que aconteça em pessoas com mais de 40 anos. Um check-up odontológico é um bom momento para seu dentista procurar sinais de câncer bucal. A dor geralmente não é um sintoma precoce da doença. O tratamento funciona melhor antes que a doença se espalhe. Mesmo que você tenha perdido todos os seus dentes naturais, você ainda deve consultar seu dentista para exames regulares de câncer bucal.

Você pode diminuir o risco de contrair câncer bucal de algumas maneiras:

  • Não use produtos de tabaco, como cigarros, tabaco de mascar, rapé, cachimbos ou charutos.
  • Se você beber álcool, faça-o apenas com moderação.
  • Use protetor labial com protetor solar .
  • Os cigarros eletrônicos (e-cigarettes) são relativamente novos, e os cientistas ainda estão aprendendo sobre seus efeitos a longo prazo na saúde. No entanto, sabemos que o vapor do cigarro eletrônico contém substâncias químicas causadoras de câncer.


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Odontologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *