Conhecimento é poder quando se trata da bateria e do sistema elétrico do seu carro. Na verdade, é o coração e a alma do seu passeio. A última coisa que você quer é ficar preso com uma bateria descarregada. Quanto mais você souber sobre sua bateria e sistema elétrico, menor será a probabilidade de ficar preso. Na Forte Baterias, estamos aqui para ajudá-lo a entender exatamente o que está acontecendo com a bateria e o sistema elétrico do seu veículo.
Em média, uma bateria dura de 3 a 5 anos, mas os hábitos de condução e a exposição a elementos extremos podem diminuir a vida útil da bateria do seu carro. Na Forte Baterias, oferecemos um check-up gratuito da bateria a cada visita à nossa loja. Esta é uma verificação de diagnóstico rápida para estimar a temperatura na qual sua bateria pode falhar. Também lhe dá uma ideia da duração da bateria que resta. Um pequeno teste informa se sua bateria está pronta para uso. Quer saber mais sobre ? Acesse https://fortebaterias.com/site/
CONHECIMENTO DA BATERIA
COMO EXATAMENTE FUNCIONA UMA BATERIA DE CARRO?
A bateria do carro fornece o choque de eletricidade necessário para alimentar todos os componentes elétricos do seu veículo. Fale sobre uma responsabilidade muito grande. Sem bateria, seu carro, como você já deve ter notado, não dá partida.
Vamos dar uma olhada em como funciona essa caixinha poderosa:
- Uma reação química coloca seu carro em ação: sua bateria converte energia química em energia elétrica necessária para alimentar seu carro, fornecendo tensão ao motor de partida.
- Mantenha a corrente elétrica estável: sua bateria não apenas fornece a energia necessária para ligar seu carro, mas também estabiliza a tensão (esse é o termo para o fornecimento de energia) para manter seu motor funcionando. Muita coisa está andando na bateria. Chame isso de ‘caixinha que poderia’.
A bateria do carro pode ser pequena, mas a energia que ela fornece é enorme. Teste sua bateria agora com nosso testador de bateria virtual.
Encontre a bateria certa para o seu veículo específico, pelo preço certo — agora mesmo.
SINTOMAS E PROCEDIMENTOS
HÁ ALGUM SINAL DE ALERTA QUE POSSA INDICAR QUE MINHA BATERIA ESTÁ COM DEFEITO?
“Se eu soubesse antes.” Todos nós já estivemos lá antes. Felizmente, existem várias indicações e sintomas de que sua bateria pode precisar de substituição:
- Manivela lenta do motor: Quando você tenta dar partida no veículo, a partida do motor é lenta e leva mais tempo do que o normal para dar partida. É melhor descrevê-lo como o som de ruído inicial “rur rur rur”.
- Luz do motor de verificação: A luz do motor de verificação às vezes aparece quando a energia da bateria está fraca. Luzes indicadoras estranhas do sistema – como verificar o motor e luzes de refrigeração baixa – podem significar que há um problema com sua bateria. (Também pode significar que você precisa de mais refrigerante).
- Baixo nível de fluido da bateria: as baterias de carro normalmente têm uma parte da caixa translúcida para que você possa sempre ficar de olho no nível de fluido da bateria. Você também pode inspecioná-lo removendo as tampas vermelha e preta se elas não estiverem seladas (a maioria das baterias de carros modernos agora veda permanentemente essas peças).
- Conclusão: Se o nível do fluido estiver abaixo das placas de chumbo (condutor de energia) no interior, é hora de testar a bateria e o sistema de carregamento. Quando os níveis de fluido caem, geralmente é causado por sobrecarga (calor).
- A caixa da bateria inchada e inchada: se a caixa da bateria parecer que comeu uma refeição muito grande, isso pode indicar que a bateria está ruim. Você pode culpar o calor excessivo por fazer com que a caixa da bateria inche, diminuindo a vida útil da bateria.
- Eca, há um cheiro fedorento de ovo podre: você pode notar um cheiro pungente de ovo podre (odor de enxofre) ao redor da bateria. A causa: Vazamento da bateria. O vazamento também causa corrosão ao redor dos postes (onde as conexões dos cabos + e – estão localizadas). A sujeira pode precisar ser removida ou seu carro pode não dar partida.
- Três anos + idade da bateria é considerado um temporizador antigo: sua bateria pode durar muito mais que três anos, mas, no mínimo, sua condição atual é inspecionada anualmente quando atingir a marca de três anos. Os ciclos de vida da bateria variam de três a cinco anos, dependendo da bateria. No entanto, hábitos de condução, clima e viagens curtas frequentes (menos de 20 minutos) podem reduzir drasticamente a vida útil da bateria do seu carro.
COMO DETERMINO SE MINHA BATERIA ESTÁ MUITO VELHA?
Por um lado, você pode verificar o código de data de quatro ou cinco dígitos na tampa do estojo da bateria. A primeira parte do código é fundamental: procure a letra e o dígito. Uma letra é atribuída a cada mês – você sabe, como A para janeiro, B para fevereiro e assim por diante. O número que segue indica o ano, como em 9 para 2009 e 1 para 2011. Este código informa quando a bateria foi enviada da fábrica para nosso distribuidor atacadista local. Os dígitos adicionais informam onde a bateria foi feita. As baterias de carro duram, em média, de três a cinco anos. Lembre-se, também há sinais de bateria fraca a serem observados, como uma manivela lenta do motor com baixo nível de fluido. Se a caixa da bateria estiver inchada ou inchada, houver um cheiro de ovo podre fedorento vindo da bateria ou a luz do mecanismo de verificação aparecer, o problema pode estar além da curva. E se tiver mais de três anos? Considere que é hora de monitorar de perto. É para isso que estamos aqui.
SISTEMAS ELÉTRICOS
UMA BATERIA RUIM PODE PREJUDICAR O SISTEMA DE CARREGAMENTO OU O MOTOR DE PARTIDA?
Pode apostar. Se você tem um tornozelo fraco, tende a supercompensar e colocar mais peso – e estresse – no tornozelo saudável. Mesmo conceito com uma bateria fraca. Quando você tem uma bateria fraca, seu carro acaba colocando um estresse adicional em peças saudáveis. O sistema de carregamento, o motor de partida ou o solenóide de partida podem ser afetados. O Blog Forte Baterias detalha outras coisas importantes sobre as baterias de carro, veja a seguir https://fortebaterias.com/site/

Essas peças podem funcionar mal porque estão consumindo tensão excessiva para compensar a falta de energia da bateria. Deixe esse problema sem solução e você pode acabar substituindo peças elétricas caras – normalmente sem aviso prévio.
Dica rápida: Nossa verificação do sistema elétrico garante que todas as peças necessárias estejam consumindo a tensão correta. Saberemos imediatamente se houver alguma peça fraca que possa precisar de substituição imediata. Não deixe a potência do seu carro ao acaso, você pode acabar pagando por isso mais tarde.
COMO VOCÊ SABE SE O ALTERNADOR NÃO ESTÁ FORNECENDO ELETRICIDADE SUFICIENTE À BATERIA?
Digamos que somos clarividentes.
Brincadeiras à parte, vamos começar com os sintomas óbvios:
- O sistema elétrico é possuído. Estranhas luzes piscando ou luzes de advertência como ‘Check Engine’ piscam, desaparecem e depois reaparecem novamente. Todas essas avarias geralmente começam a ocorrer quando a bateria do carro está quase esgotada e lutando para fornecer energia. Se o alternador estiver com defeito, sua bateria não receberá mais carga e está a momentos de ser totalmente esgotada.
- A Manivela Lenta. Você está ligando seu carro, e ele continua girando e girando, eventualmente dando partida – ou não. Isso pode significar que seu alternador não está carregando a bateria corretamente. Se você também começar a experimentar o sistema elétrico possuído, pare na instalação de serviço mais próxima. Seu carro pode estar a momentos de distância de uma bateria e alternador descarregados.
Vamos rever: Todo o acima acontece quando a bateria não está recebendo carga (devido a um alternador defeituoso). Sua bateria continuará a descarregar. Quando drena completamente… bem, todos nós sabemos o que acontece a seguir: carro freado. E nem você, nem nós, queremos que você passe por isso.
Dica rápida: quanto mais cedo inspecionarmos seu veículo, menor será a probabilidade de você enfrentar o maior medo de todos os motoristas – um carro que não liga. Dirija com tranquilidade.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_automotiva