Nutrição e dieta para pacientes renais recém-diagnosticados

Quando você é diagnosticado com doença renal, a nutrição se torna uma chave fundamental que acompanha o paciente durante todo o processo. Cada estágio da doença e cada paciente individual requer contribuições e limitações específicas, por isso devemos dar atenção especial à nutrição e dieta dos pacientes renais.

Na Nefro Clinicas partimos de uma avaliação através da nossa nutricionista para detetar o estado de cada paciente, planear o melhor tratamento através da educação nutricional para travar ou retardar a progressão da doença renal bem como os possíveis desencadeadores de riscos e desnutrição nesse caso. Portanto, se você é um novo paciente com insuficiência renal, neste artigo você encontrará conselhos dietéticos gerais e úteis que o ajudarão a atingir satisfatoriamente as recomendações nutricionais dadas.

Nesta nova etapa da vida do doente renal, estes planos alimentares tornar-se-ão parte fundamental e inegociável do tratamento em qualquer uma das suas fases e, em síntese, centrar-se-á na procura de um aporte adequado de proteínas, calorias e minerais , sempre levando em consideração o risco de uma nutrição insuficiente no esforço do paciente para controlar a doença. Por isso , a orientação nutricional para pacientes renais deve ser sempre específica e adequada ao peso ideal e ser adaptada de acordo com o estilo de vida, atividade e consumo energético de cada paciente.Quer saber mais sobre ? Acesse https://nefroclinicas.com.br/

Educação nutricional e dieta para doentes renais

Hoje, qualquer que seja o estado de saúde de cada pessoa, assiste-se a uma nova consciencialização para hábitos de vida saudáveis, quer no sentido de evitar o sedentarismo, quer na ativação do gasto energético diário (rotina de 10.000 passos ou 1 hora de exercícios leves por dia) e através da dieta.

Essa nova educação nutricional incentiva a alimentação consciente, a leitura do rótulo dos produtos, o estudo do peso para que cada pessoa saiba o que seu corpo precisa o tempo todo, que não precisa da mesma coisa todos os dias ou todas as horas do dia. Mês. Servimos realfooding, dietas esportivas, dietas detox etc.

Na insuficiência renal, a nutrição assume uma nova dimensão que reforça o que não deveria ser eletricidade, mas um pilar de saúde para todos. Em todas as fases da doença, aprender orientações alimentares saudáveis, equilibradas e completas é o melhor escudo, a melhor forma de travar a doença e, para nós, doentes renais, uma ferramenta fundamental para melhorar o prognóstico da doença. Educação.

Os pacientes renais podem reduzir as toxinas do sangue causadas por uma dieta inadequada por meio de uma dieta adequada, evitando assim comprometer sua saúde geral.

Desta forma, nós como Pacientes nutricionalmente educados e com o apoio do nosso nutricionista, procuramos sempre atingir um estado nutricional adequado, seja qual for a situação clínica, seguindo uma dieta específica que contemple os objetivos nutricionais, quer energéticos quer proteicos, vitaminas e minerais.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Como deve ser a dieta para pacientes renais?

Neste ponto, precisamos entender como a doença progride e como podemos corrigir esses desequilíbrios causados ​​pela deterioração da função renal.

No início da doença renal, a capacidade de filtragem de nossos rins diminui gradualmente e é necessário monitorar e monitorar cuidadosamente as mudanças dietéticas iniciais sugeridas pelo seu especialista. Elementos como potássio, fósforo e sódio podem ser restringidos dependendo da sua situação clínica, pelo que a gravidade dessas restrições dependerá sempre da fase da doença e da evolução de cada paciente.

A severidade dessas proibições muda quando o paciente está em processo de terapia renal substitutiva, seja por hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante renal. Nesta fase, a dieta será um pouco menos restritiva, embora devamos monitorar os indicadores e limites de alguns macronutrientes para evitar que se tornem tóxicos devido ao seu excesso nos períodos entre diálise. Claro, devemos acrescentar as recomendações gerais que daríamos ou não a qualquer paciente, como: Reduzir e eliminar o consumo de álcool ou gorduras saturadas.

Por que existem restrições na dieta de um paciente renal?

Em qualquer dieta para um paciente renal, sugere-se o controle de alguns nutrientes como fósforo, sódio, potássio ou proteínas. Em outros casos, a hidratação também é controlada pela água ou líquidos em geral que consumimos, pois os rins não conseguem mais fazer seu trabalho adequadamente e, portanto, não podem cumprir sua função de filtragem.

Essas limitações de nutrientes devem ser compreendidas através da incapacidade dos rins de remover os resíduos do sangue e criar a urina como um canal para esses resíduos. Dessa forma, controlar a ingestão desses elementos é a única opção nas mãos do paciente para evitar as graves consequências que esse envenenamento do sangue nos causaria. Para saber mais sobre outros cuidados, acesse https://nefroclinicas.com.br/blog/

E como deve ser essa dieta renal?

Neste e em outros artigos do site Nefro Clinicas você encontrará muitas informações sobre como planejar sua dieta, quais elementos devem ser incluídos e como restringir alimentos porque embora seja diferente para cada paciente e independentemente do estágio da doença que você estão, há elementos comuns a serem considerados:

Controlado por um especialista

Estamos falando do fato de que a alimentação será uma de nossas principais armas para retardar a progressão da doença e manter nosso estado de saúde, por isso o paciente deve saber que não está sozinho e que Especialistas em nutrição e dietas adaptadas, a partir da experiência e estudo constante, trabalham para acompanhar e aconselhar os pacientes sobre o que eles precisam em todos os momentos em seu caminho com insuficiência renal.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Equilibrado

Muitas vezes, as restrições podem ser mal interpretadas ou, por exemplo, o paciente deixa de comer um alimento que foi prescrito para reduzir o consumo. A dieta personalizada prescrita pelo nutricionista corrige esses erros, recomendando e detalhando os alimentos e as quantidades adequadas para que a dieta do paciente permaneça equilibrada e evite maiores carências que possam complicar sua saúde.

Energia

Outro erro comum é que o paciente segue uma dieta padrão encontrada em um livro ou fórum que não atende às suas necessidades diárias de energia para seu estilo de vida, idade, sexo ou ajustes de peso.

Adaptada

Como vimos, a alimentação dos doentes renais deve ser adaptada, personalizada, controlada e variada. Também devemos levar em consideração outro fator fundamental que é a fase da doença em que o paciente se encontra (pré-diálise, hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante renal), pois cada fase requer atenção diferente, pois apresentam condições diferentes , como veremos mais tarde será.

Suplementos

Em muitos casos, a dieta básica pode não ser suficiente para atingir determinados parâmetros que seu nutricionista estabeleceu como meta para a qual iremos informá-lo (sempre a seu critério ou algo assim). o seu médico) alguns suplementos alimentares ou suplementos alimentares como medicamentos, batidos, concentrados, etc…

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_renal_cr%C3%B4nica#:~:text=Doen%C3%A7a%20renal%20cr%C3%B4nica%20ou%20doen%C3%A7a,implica%C3%A7%C3%B5es%20na%20sa%C3%BAde%20do%20indiv%C3%ADduo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *