O que é contabilidade?
A contabilidade é o processo de registrar as transações financeiras de uma empresa. O processo contábil inclui a agregação, análise e relatórios dessas transações para supervisores, reguladores e agências de cobrança de impostos. As demonstrações financeiras, usadas na contabilidade, são um resumo conciso das transações financeiras durante um período contábil, resumindo as operações, a condição financeira e os fluxos de caixa de uma empresa. Quer saber mais sobre contabilidade, acesse https://contabilidaderevisa.com.br/
PRINCIPAIS CONCLUSÕES
- Independentemente do tamanho de uma organização, a contabilidade é uma função necessária na tomada de decisões, planejamento de custos e medição do desempenho econômico.
- Um contador pode executar requisitos básicos de contabilidade, mas um Contador Público Certificado (CPA) deve ser usado para tarefas contábeis maiores ou mais avançadas.
- Dois tipos importantes de contabilidade para as empresas são a contabilidade empresarial e a contabilidade de custos. A contabilidade empresarial ajuda as equipes de gerenciamento a tomar decisões de negócios, enquanto a contabilidade de custos ajuda os proprietários de empresas a decidir quanto um produto deve custar.
- Contadores profissionais seguem um conjunto de padrões conhecidos como Princípios Contábeis Geralmente Aceitos (GAAP) na preparação de demonstrações financeiras.
- A contabilidade é uma função importante do planejamento estratégico, conformidade externa, captação de recursos e gerenciamento de operações.
Como funciona a contabilidade
A contabilidade é uma das principais funções de quase todas as empresas. Ele pode ser gerenciado por um contador ou guarda-livros em uma pequena empresa, ou por departamentos financeiros consideráveis com dezenas de funcionários em empresas maiores. Os relatórios gerados por vários fluxos contábeis, como contabilidade de custos e contabilidade interna, são inestimáveis quando se trata de ajudar a administração a tomar decisões de negócios informadas.
Demonstrações financeiras que cobrem operações, condição financeira e fluxos de caixa resumidos de uma grande empresa ao longo do tempo são relatórios precisos e consolidados baseados em milhares de transações financeiras individuais. Portanto, todos os cargos de contabilidade são o resultado de anos de estudo e testes rigorosos, combinados com um número mínimo de anos de experiência prática em contabilidade.
História da Contabilidade
A história da contabilidade é quase tão antiga quanto o próprio dinheiro. A história da contabilidade remonta às antigas civilizações da Mesopotâmia, Egito e Babilônia. Por exemplo, durante o Império Romano, o governo manteve registros detalhados de suas finanças. No entanto, a profissão do contador moderno só existe desde o início do século XIX.
Luca Pacioli é considerado o pai da contabilidade e escrituração por suas contribuições para o desenvolvimento da profissão contábil. Pacioli, matemático italiano e amigo de Leonardo da Vinci, publicou um livro sobre o sistema de partidas dobradas em 1494.
Em 1880, a moderna profissão contábil foi totalmente formada e reconhecida pelo Institute of Chartered Accountants na Inglaterra e no País de Gales.
Este instituto criou muitos dos sistemas que os contadores praticam hoje. A fundação do instituto deveu-se em grande parte à Revolução Industrial. Os comerciantes não só tinham que manter o controle de seus registros, mas também tentavam evitar a falência.

Tipos de contadores de contabilidade
podem ser encarregados de registrar transações específicas ou trabalhar com informações específicas. Por causa disso, existem vários grupos amplos nos quais a maioria dos contadores se enquadra.
Contabilidade financeira A contabilidade financeira refere-se aos processos de preparação das demonstrações financeiras intermediárias e anuais. Os resultados de todas as transações financeiras que ocorrem durante um período contábil são resumidos no balanço patrimonial, na demonstração do resultado e na demonstração do fluxo de caixa. A maioria das demonstrações financeiras das empresas são auditadas anualmente por uma empresa CPA externa.
Para alguns, por exemplo, empresas listadas, as auditorias são exigidas por lei. No entanto, os credores geralmente solicitam os resultados de uma auditoria externa todos os anos como parte de suas cláusulas de dívida. Como tal, a maioria das empresas realiza auditorias anuais por um motivo ou outro.
Contabilidade gerencial
A contabilidade gerencial usa muitos dos mesmos dados que o razão geral, mas organiza e usa as informações de maneiras diferentes. Ou seja, na contabilidade operacional, um contador produz relatórios mensais ou trimestrais que a equipe de gerenciamento de uma empresa pode usar para tomar decisões sobre como a empresa está operando. A contabilidade gerencial também abrange muitas outras facetas da contabilidade, incluindo orçamento, previsão e várias ferramentas de análise financeira. Essencialmente, todas as informações que podem ser úteis para a administração se enquadram nesse termo abrangente.
Contabilidade de custos
Assim como a contabilidade gerencial ajuda as empresas a tomar decisões administrativas, a contabilidade de custos ajuda as empresas a tomar decisões de custos. A contabilidade de custos considera essencialmente todos os custos associados à fabricação de um produto. Analistas, gerentes, empresários e contadores usam essas informações para determinar quanto seus produtos devem custar. Na contabilidade de custos, o dinheiro é considerado um fator econômico na produção, enquanto na contabilidade financeira, o dinheiro é considerado uma medida do desempenho econômico de uma empresa.
Contabilidade fiscal
Enquanto os contadores financeiros normalmente usam um conjunto de regras para relatar a condição financeira de uma empresa, os contadores fiscais geralmente usam um conjunto diferente de regras. Essas regras são definidas em nível federal, estadual ou local com base na declaração enviada. As contas fiscais equilibram a conformidade com as regras de relatórios enquanto tentam minimizar o passivo tributário de uma empresa por meio de decisões estratégicas ponderadas. Um consultor tributário normalmente supervisiona todo o processo tributário de uma empresa: organograma estratégico, operações, conformidade, relatórios e arquivamento de obrigações fiscais. Para saber mais sobre topos os tipos de contabilidade, acesse https://contabilidaderevisa.com.br/blog/
A profissão de contador
Embora as funções básicas de contabilidade possam ser executadas por um contador, a contabilidade avançada geralmente é realizada por contadores qualificados com designações apropriadas.
Os Big Four são uma parte importante da contabilidade profissional. Essas quatro maiores firmas de contabilidade fornecem auditoria, consultoria, consultoria tributária e outros serviços. Essas empresas, juntamente com muitas outras empresas menores, compõem a divisão de contabilidade pública, que geralmente presta consultoria em contabilidade financeira e tributária.
As carreiras de contabilidade podem variar muito por setor, departamento e nicho. Alguns cargos relevantes podem ser:
- Contador certificado (interno ou externo): garante o cumprimento dos requisitos de relatórios e a proteção dos ativos da empresa.
- Contador Forense: Monitora atividades internas ou externas para investigar as transações de uma pessoa ou empresa.
- Tax Advisor: Planeja estrategicamente o mix ideal de empresas para minimizar as obrigações fiscais e garantir a conformidade dos relatórios fiscais.
- Contador Gerencial: Analisa as transações financeiras para fazer recomendações estratégicas e ponderadas, muitas vezes relacionadas à produção de bens.
- Analista/Contador de Tecnologia da Informação: mantém o sistema e software em que os registros contábeis são processados e armazenados.
- Controlador: supervisiona as funções contábeis de relatórios financeiros, contas a pagar, contas a receber e compras.
Regras de contabilidade
Na maioria dos casos, os contadores usam os princípios contábeis geralmente aceitos (GAAP) ao preparar as demonstrações financeiras. GAAP é um conjunto de padrões e princípios projetados para melhorar a comparabilidade e a consistência dos relatórios financeiros em todos os setores. Seus padrões são baseados na contabilidade de partidas dobradas, um método no qual cada transação é lançada como débito e crédito em duas contas contábeis separadas, que são lançadas no balanço patrimonial e na demonstração do resultado.
A maioria dos outros países usa um conjunto de padrões regidos pelo International Accounting Standards Board chamado International Financial Reporting Standards (IFRS).
Contadores que supervisionam as declarações fiscais dependem das instruções do Internal Revenue Service. As declarações de impostos federais devem estar em conformidade com as diretrizes fiscais do Internal Revenue Code (IRC).
As contas fiscais também podem estar sujeitas a impostos estaduais ou locais, conforme descrito pela jurisdição na qual a Empresa faz negócios. As empresas estrangeiras devem cumprir os regulamentos fiscais dos países onde devem apresentar uma declaração.
Considerações especiais
Os contadores geralmente usam software para dar suporte ao seu trabalho. Alguns softwares de contabilidade são considerados melhores para pequenas empresas, como QuickBooks, Quicken, FreshBooks, Xero, SlickPie ou Sage 50. Empresas maiores costumam ter soluções muito mais complexas que podem ser integradas às suas necessidades específicas de relatórios. Isso inclui módulos adicionais ou soluções de software internas. Grandes soluções de contabilidade incluem produtos Oracle, NetSuite ou Sage.
O Ciclo Contábil
Os contadores financeiros normalmente trabalham em um ambiente cíclico onde as mesmas etapas ocorrem sequencialmente e se repetem em cada período de relatório. Essas etapas costumam ser chamadas de ciclo contábil, o processo de obter informações brutas sobre transações, inseri-las em um sistema contábil e produzir relatórios financeiros relevantes e precisos. As fases do ciclo de faturamento são:
- Colete informações sobre transações, como faturas, extratos bancários, recibos, solicitações de pagamento, cheques não descontados, extratos de cartão de crédito ou outros meios que possam conter transações comerciais.
- Lançar lançamentos contábeis no razão geral para os itens da Etapa 1, reconciliando-os com documentos externos sempre que possível.
- Prepare um balancete não ajustado para garantir que todos os saldos de débitos e créditos e as contas contábeis de materiais estejam corretos.
- Lançar lançamentos de ajuste no final do período para refletir quaisquer alterações a serem feitas no balancete executado na Etapa 3.
- Prepare o balancete ajustado para garantir que esses saldos financeiros sejam materialmente corretos e razoáveis.
- Prepare as demonstrações financeiras para resumir todas as transações para um determinado período de relatório.
Metodologia de contabilidade de caixa versus competência As contas financeiras têm dois conjuntos diferentes de regras que podem seguir. O primeiro, o regime de competência da contabilidade, foi discutido acima. Essas regras são definidas por GAAP e IFRS, são exigidas por empresas de capital aberto e são usadas principalmente por empresas maiores.
O segundo conjunto de regras segue a contabilidade de caixa. Em vez de capturar uma transação à medida que ela ocorre, o método de caixa determina que uma transação só deve ser capturada quando o dinheiro é trocado. Devido à forma simplificada de contabilidade, o método de caixa é frequentemente usado por pequenas empresas ou entidades que não são obrigadas a usar o método de contabilidade de exercício.
Imagine que uma empresa compre R$ 5.301,40 em mercadorias a crédito. O pagamento do inventário vence em 30 dias.
- Com a contabilidade de competência, um lançamento contábil manual é feito quando o pedido é feito. A transação registra um débito de $ 1.000 em estoque (ativos) e um crédito de $ 1.000 em passivos (contas a pagar). Quando 30 dias se passaram e o estoque foi realmente pago, a empresa lança um segundo lançamento contábil: um débito em contas a pagar (contas a pagar) de $ 1.000 e um crédito em dinheiro (ativos) de R$ 5.301,40 .
- O método de caixa registra um lançamento contábil manual somente quando o dinheiro é trocado por estoque. Ao fazer o pedido, nenhuma entrada é feita; Em vez disso, a empresa apenas insere um lançamento contábil manual no momento em que o estoque é pago. A entrada é um débito de estoque (ativos) de R$ 5.301,40 e um crédito de caixa registradora (ativos) de R$ 5.301,40 .
A diferença entre esses dois métodos contábeis é o tratamento dos acréscimos. Naturalmente, sob o regime de competência, são exigidos provisões. No regime de caixa, as provisões não são exigidas e não são registradas.

Por que a contabilidade é importante
A contabilidade é uma função de back office em que os funcionários não podem interagir diretamente com clientes, desenvolvedores de produtos ou manufatura. No entanto, a contabilidade desempenha um papel fundamental nas necessidades de planejamento estratégico, crescimento e conformidade de uma empresa.
- A contabilidade é necessária para o crescimento do negócio. Sem insights sobre o desempenho dos negócios, é impossível para uma organização tomar decisões financeiras inteligentes por meio de previsões. Sem contabilidade, uma empresa não seria capaz de dizer quais produtos são os mais vendidos, quanto lucro está sendo obtido por cada departamento e quais despesas gerais estão retendo os lucros.
- Financiamento requer contabilidade. Os investidores externos querem a garantia de que sabem no que estão investindo. Antes do financiamento privado, os investidores geralmente exigem demonstrações financeiras (muitas vezes auditadas) para avaliar a saúde geral de uma empresa. As mesmas regras se aplicam ao financiamento da dívida. Os bancos e outras instituições de crédito geralmente exigem demonstrações financeiras compatíveis como parte do processo de subscrição e avaliação para originar um empréstimo.
- Contabilidade é necessária para a saída do proprietário. As pequenas empresas que desejam ser adquiridas geralmente precisam arquivar demonstrações financeiras como parte de um esforço de aquisição ou fusão. Em vez de simplesmente fechar um negócio, o proprietário de uma empresa pode tentar sacar sua posição e receber uma compensação pela construção de um negócio. A base para avaliar uma empresa está usando seus registros contábeis.
- A contabilidade é necessária para fazer pagamentos. Uma empresa incorre naturalmente em dívidas, e parte da responsabilidade de administrar essa dívida é fazer pagamentos pontuais às partes apropriadas. Sem promover positivamente essas relações de negócios, uma empresa pode se encontrar com um vendedor ou fornecedor chave. Através da contabilidade, uma empresa pode sempre saber a quem deve dívidas e quando essas dívidas vencem.
- A contabilidade é necessária para coletar pagamentos. Uma empresa pode concordar em fornecer crédito a seus clientes. Em vez de receber dinheiro no momento de um acordo, você pode dar a um cliente termos de crédito comercial como: B. 30 líquidos. Sem contabilidade, uma empresa pode lutar para acompanhar quem deve dinheiro a eles e quando esse dinheiro é devido. Escrituração pode ser necessária. As empresas públicas devem preparar demonstrações financeiras periódicas de acordo com GAAP ou IFRS. Sem essas contas anuais, uma empresa pode ser retirada da bolsa de valores. O não cumprimento adequado da contabilidade fiscal pode resultar em multas ou penalidades para a empresa.