Desde que a humanidade fundou a cidade, os ratos viveram próximos aos humanos e floresceram à medida que a urbanização aumentou. Cada continente tem seus próprios ratos e roedores nativos, mas várias espécies se espalharam e se adaptaram à vida em todo o mundo por meio do comércio e da migração. Isso é bom na natureza, mas se os ratos ficarem muito confortáveis em sua casa e quintal, as consequências podem ser sérias. Quer saber mais sobre dedetização, acesse https://desentupidoranodf.com.br/
As mesmas coisas que tornaram os ratos tão bem-sucedidos em se espalhar pelo mundo os tornam pragas domésticas difíceis e perigosas. Dependendo da espécie, eles podem comer quase tudo e não são tão tímidos quanto outras pragas domésticas que podem tornar os ratos perigosos para os animais de estimação. Você se tornou resistente a doenças e parasitas que podem montar em um rato e acabar em sua casa. Alguns tipos de ratos adoram coisas metálicas brilhantes que podem causar danos aos motores dos carros e causar milhares de dólares em danos. Para evitar os riscos à saúde e à propriedade que os ratos podem representar para sua casa, você deve entender com o que está lidando e como lidar com uma infestação. Mas em muitos casos, encontrar um matador de ratos profissional é a melhor solução.
Existem inúmeras espécies de ratos distribuídos por toda a ordem de roedores Rodentia. Diferentes tipos de camundongos variam muito em dieta, temperamento, comportamento e tamanho. Espécies maiores podem pesar mais de um quilo e ter mais de um pé de comprimento, incluindo a cauda. Traços comuns incluem dentes extremamente fortes, capazes de roer madeira e até concreto em alguns casos, e a capacidade de deslizar por espaços extremamente apertados.
Os ratos são animais sociais, com algumas espécies vivendo em grupos familiares. Em outros, os homens são muito agressivos uns com os outros. Os maiores e mais fortes tentarão monopolizar o acasalamento em uma área, impedindo que outros machos acasalem.
As mães podem cuidar de seus filhotes por apenas duas semanas ou até um mês. A prole é cega ao nascer, mas rapidamente se torna independente e capaz de se reproduzir. Os camundongos geralmente podem se reproduzir a partir dos dois meses de idade e, a partir desse ponto, podem se reproduzir cerca de cinco a seis vezes por ano. Cada uma dessas ninhadas pode ser tão pequena quanto cinco ou mais de uma dúzia, e se você fizer as contas, verá que há muitos ratos.
Dois camundongos sozinhos podem ter cerca de 100 filhotes em um ano, e a prole deles já terá produzido várias novas gerações ao mesmo tempo. Com o habitat certo, alguns ratos podem criar rapidamente uma infestação de milhares. Durante sua vida eles representam um perigo para a saúde e segurança e podem causar sérios danos à propriedade e, quando morrem, emitem gases putrefativos que podem desencadear ataques de asma e atrair outras pragas. Se você suspeitar que tem uma infestação de ratos, deve agir rapidamente.

Onde os ratos vivem?
Os ratos vivem em quase todos os lugares onde as pessoas vivem. Eles são extremamente adaptáveis e toleram bem o calor extremo, especialmente porque os ratos são principalmente noturnos. Em geral, os únicos lugares onde os ratos não vivem são aqueles que combinam frio extremo e baixa habitação humana. A Antártida e o Pólo Norte estão em grande parte livres de ratos, mas várias espécies chegaram de navio a ilhas remotas, causando estragos nos ecossistemas locais. Os ratos são muito comuns em muitas ilhas do Alasca, onde exterminaram muitas espécies nativas de pássaros e tartarugas.
Da mesma forma, o colonialismo trouxe ratos para o Havaí com efeitos desastrosos. Áreas que antes eram cheias de florestas de palmeiras agora estão estéreis por causa dos ratos que comem as sementes de palmeiras. Ratos no Arizona e no Texas são muitas vezes espécies nativas de ratos do deserto conhecidos pelos moradores como ratos de carga, uma espécie que rouba joias e destrói motores de carros em busca de coisas brilhantes. Quer saber mais sobre como acabar com uma enfestação ! Confira aqui https://desentupidoranodf.com.br/blog-noticias-e-artigos/
Ratos em NY, NJ, PA e outros As partes fortemente urbanizadas da América são principalmente espécies invasoras que prosperam nas cidades. A quantidade de lixo nas áreas urbanas das Américas e os muitos esconderijos para ratos levaram coisas como Chicago a ganhar o apelido de Rat City. O único lugar habitado na América do Norte que está livre de ratos é do outro lado da fronteira em Alberta, Canadá.
Os ratos não chegaram lá até a década de 1950, e a província efetivamente declarou guerra a eles. O governo chegou ao ponto de comprar e destruir fazendas para eliminar infestações precoces. Hoje, os ratos precisam atravessar sua própria versão de terra de ninguém para chegar a Alberta a partir da vizinha Saskatchewan, com armadilhas e patrulhas armadas de ratos matando dezenas de intrusos a cada ano. Escavadeiras, explosivos, espingardas e a varfarina de rato venenosa apropriadamente chamada são apenas algumas das ferramentas que o governo de Alberta usa para manter seu país livre de ratos.
Os ratos são uma ameaça nas áreas urbanas, mas podem ser ainda mais perigosos para as comunidades rurais. Alberta é principalmente agrícola, e os ratos podem matar pequenos animais e devastar plantações. No entanto, nenhum lugar na América é frio e isolado o suficiente para repelir invasões de ratos.
Onde os ratos vivem em casa
Se você mora em qualquer lugar fora do oeste do Canadá, os ratos podem fazer casas dentro ou perto da sua. Algumas espécies vivem em árvores e comem nozes e frutas, enquanto outros camundongos vivem em túneis, grama alta e arbustos. Ratos arborícolas (baseados em árvores) provavelmente residirão em seu sótão ou em outras áreas mais altas em sua estrutura, enquanto ratos terrestres (baseados no solo) geralmente vivem mais em direção ao solo. Aos seus olhos, um monte de lixo ou uma garagem desordenada são tão convenientes quanto uma rede de túneis isolados. Ambos se aventuram em sua despensa à noite em busca de uma refeição, deixando fezes e espalhando bactérias no processo.
Também é comum que os ratos vivam perto da casa no quintal, especialmente se algo os atrai lá. Alguns ratos adoram frutas e nozes e provavelmente procuram frutas caídas em árvores frutíferas. Essas espécies são particularmente perigosas para fazendas e comunidades rurais, pois grãos e cereais são seus alimentos favoritos. Os ratos nas cidades da Flórida são um incômodo tão invasivo quanto uma infestação de ratos em uma fazenda da Pensilvânia.

Livrando-se de ratos
Saber quais venenos matarão ratos instantaneamente e quais as melhores armadilhas para se livrar de ratos é apenas o primeiro passo para eliminar uma infestação. Mesmo um rato morto pode causar problemas em sua casa, pois o corpo atrai outras pragas. Até o cheiro pode ficar horrivelmente no ar e dificultar a sensação de conforto em sua própria casa.
Da mesma forma, você não pode necessariamente deixar armadilhas com isca e esperar que elas façam o trabalho. Os ratos são criaturas extremamente cautelosas, não confiando em coisas novas em seu ambiente. Eles são notavelmente inteligentes e capazes de aprender socialmente, o que se manifesta de várias maneiras. Se você está procurando combater sua infestação de ratos, é uma boa ideia verificar com qual espécie de rato você está lidando para que você possa selecionar armadilhas apropriadas.
Depois de se livrar dos ratos, você precisa descobrir como os ratos entraram em sua casa. Mesmo os maiores ratos podem entrar em sua casa através de um buraco do tamanho de uma moeda de dez centavos, portanto, rachaduras e lacunas despretensiosas na fundação podem ser pontos de entrada. Sem tomar as medidas certas para descartar futuras invasões de ratos, você pode acabar lutando contra outra infestação de ratos antes que perceba.
Mas antes de começar a selar os pontos de entrada e sair das armadilhas, você deve ter um plano para todo o processo de aniquilação. Você não apenas deve matar ratos e impedi-los de voltar para sua casa, mas também deve estar preparado para lidar com cadáveres e o cheiro que eles deixam para trás.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rato