Consultoria de contabilidade: como se tornar um consultor de contabilidade

O que é consultoria contábil?

Vamos examinar a definição de consultoria contábil e descrever exatamente o que eles fazem, como se tornar um consultor contábil, por que você deve considerar fazer a mudança e muito mais. 

A consultoria de contabilidade pode incluir uma ampla variedade de compromissos que ajudam seus clientes a melhorar sua posição financeira, aprimorar seus processos e procedimentos internos e simplificar seus protocolos de contabilidade. Os trabalhos de consultoria contábil podem envolver:

  • Ajudando seus clientes empresariais a manter práticas contábeis eficientes e precisas
  • Fornecendo sua experiência para ajudar os clientes a entender o significado por trás de seus dados financeiros e como esses números afetam seus negócios
  • Examinando a lucratividade de seus clientes
  • Desenvolver ou implementar práticas contábeis consistentes para seus clientes 
Fonte de reprodução: Getty imagens

O que fazem os consultores de contabilidade?

Um consultor de contabilidade pode servir como professor e guia para uma empresa, especialmente quando a empresa pode se beneficiar de serviços de contabilidade ou melhorias em seus próprios processos e procedimentos contábeis.

A consultoria contábil pode variar de cliente para cliente, projeto para projeto, empresa para empresa ou consultor para consultor. No entanto, existem alguns princípios básicos da consultoria contábil que parecem ser amplamente adotados. Alguns dos serviços mais comuns que os consultores de contabilidade oferecem incluem:

  • Previsão Financeira
  • Avaliação e recomendações de saúde financeira
  • Preparação das demonstrações financeiras de final de ano
  • Análise, interpretação e avaliação das demonstrações financeiras
  • Aconselhar sobre questões de conformidade regulamentar
  • Análise de lucro
  • Análise de contas a pagar, incluindo fluxo de caixa, fluxo de trabalho e investigações de poupança
  • O serviço de contabilidade precisa de identificação
  • Avaliação do processo contábil e implementação do sistema

Não existem duas descrições de trabalho de consultoria contábil iguais. Quando você pergunta o que os consultores de contabilidade fazem, há muitas respostas diferentes, dependendo das diferentes necessidades de seus clientes, as áreas de especialização em que se concentram, sua região geográfica e muitos outros fatores.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Como posso me tornar um consultor de contabilidade?

Se você está se perguntando como fazer a transição para consultoria de contabilidade, está em boa companhia. É bastante comum que os CPAs se tornem consultores de meio período ou período integral pouco antes da aposentadoria, enquanto outros desfrutam dos benefícios de maior flexibilidade e controle sobre seus horários no início da carreira. Outra opção é consultar paralelamente ou entre empregos permanentes.

Não importa o momento de sua transição para consultoria contábil, você precisará planejar seu novo negócio com antecedência. Pode haver treinamento ou educação adicional para ajudá-lo a se especializar em um determinado tipo de consultoria, mas também há outras considerações que exigem alguma reflexão.

Ao iniciar seu negócio de consultoria de contabilidade, considere estas dicas:

  • Determine que tipo de trabalho de consultoria contábil você deseja fazer
  • Faça uma lista de suas habilidades especializadas e áreas de especialização; destaque aqueles pelos quais você é apaixonado
  • Identifique quaisquer lacunas de habilidades técnicas ou educacionais que você deve ou deseja preencher para ampliar sua base de conhecimento
  • Avalie suas habilidades pessoais, pois você trabalhará em estreita colaboração com os clientes e sua equipe em sua função de consultoria
  • Determine se você é organizado o suficiente para administrar seu próprio negócio como consultor
  • Mapeie seus objetivos – o que você deseja alcançar com seu negócio de consultoria de contabilidade?
  • Faça algumas aulas ou obtenha certificações adicionais, se for prudente fazê-lo
  • Analise suas conexões no LinkedIn e fale com alguns dos principais contatos para perguntar como eles se sentem sobre os serviços de consultoria e se eles estariam interessados ​​em trabalhar com você
Fonte de reprodução: Getty imagens

Qual é a diferença entre contabilidade e consultoria?

Tradicionalmente, a natureza da contabilidade significa que você coleta informações e dados históricos e os relata. Ao trabalhar como consultor de contabilidade, você pode levar sua experiência um passo adiante.

Ao fornecer serviços de consultoria contábil, você faz mais do que garantir que os números batam. Você fornece análises ou percepções adicionais além da transação de conformidade, geralmente sendo contratado para fornecer soluções para um problema específico (embora algumas consultorias possam parecer serviços de consultoria e ser mais abertas e abrangentes). 

Como consultor, você analisa os números e as tendências e fornece uma visão detalhada e cuidadosa para melhorar os negócios do seu cliente no futuro. Se você conseguir abrir um caminho para o crescimento do seu cliente, também criará uma base sólida para continuar trabalhando com eles por um longo prazo como parceiro de negócios e consultor.

Há outra diferença prática entre atuar como um contador tradicional e se tornar um consultor de contabilidade; ou seja, é como você é pago. Convencionalmente, os contadores cobram pelo tempo gasto, ao passo que um consultor geralmente fornece preços antecipados para contratos de consultoria específicos, acima e além do faturamento por hora para conformidade e serviços técnicos.

Gostou das dicas e quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos na área? Então aproveite para conhecer também o site: www.contabilidaderevisa.com.br empreendedor contábil. O entendimento de cada um deles é fundamental para que você comece o seu negócio o quanto antes.

Fonte: https://www.r7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *